Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2014

Evento: XXII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Outra

Título
Aplicação de Algoritmos Genéticos ao Problema de Rodízio de Tripulações
Autores
Leandro Do Carmo Martins (Autor)
Gustavo Peixoto Silva (Orientador)
Resumo
Este trabalho aborda a primeira etapa do Problema de Rodízio de Tripulações (PRT). O problema consiste em atribuir as jornadas de trabalho dos dias úteis, sábados e domingos/feriados aos tripulantes da empresa, minimizando o número de tripulações e equilibrando a carga de trabalho das tripulações dentro de um período de planejamento. A primeira etapa do PRT foi resolvida utilizando um Algoritmo Genético (AG) para gerar os padrões de folga das tripulações, desconsiderando a locação das jornadas que serão realizadas durante o período. Na implementação do AG, uma solução para o problema é representada por uma matriz bidimensional. Nesta matriz, cada coluna representa um dia do período planejado e cada linha uma tripulação, que deve realizar as jornadas durante os dias do período. A população inicial é criada de forma que as folgas sejam distribuídas aleatoriamente e respeitem os padrões 5/1 e 6/1, caracterizados por uma folga após cinco e seis dias de trabalho, respectivamente. Outros mecanismos são realizados pra viabilizar as soluções. Uma vez criada a população inicial, as melhores soluções são selecionadas através dos mecanismos de seleção Torneio e Remainder Stochastic Sampling. Depois de selecionados, estes são submetidos ao operador de crossover OX. Em seguida, as novas soluções são submetidas ao operador de mutação. Repetindo estas operações, obtêm-se uma nova geração de indivíduos. O conjunto das melhores soluções dentre as gerações é escolhido para continuar o processo. As informações dos melhores indivíduos são armazenadas e retornadas ao final do processamento. A utilização dos Algoritmos Genéticos para a primeira etapa do PRT é uma abordagem inédita na literatura brasileira e foi testada com os dados reais de uma empresa brasileira, mostrando que a solução produzida é capaz de reduzir cerca de até 38% dos custos da empresa no planejamento da primeira etapa do PRT e reduzir cerca de 5% das tripulações necessárias para a execução de todas as jornadas.
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