Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS DE INCLUSÃO
Autores
DIEGO LEANDRO MARQUES (Co-Autor)
PAULA REGINA RODRIGUES PINTO (Autor)
MARCO ANTONIO MELO FRANCO (Orientador)
Resumo
O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e analisar as práticas pedagógicas de alfabetização, leitura e escrita desenvolvidas por professores no ensino de crianças com diferentes necessidades educacionais específicas, nos anos iniciais do ensino fundamental I em escolas de ensino regular nas cidades de Mariana e Ouro Preto. A metodologia da pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa e utiliza como instrumentos para coleta de dados a entrevista semi-estruturada e observação em sala de aula. A observação se dará por meio de escolha aleatória de uma amostra a ser definida em função do número de escolas e professores que atuam no contexto de inclusão. Os dados serão analisados considerando o processo de trabalho pedagógico do professor e suas práticas, as concepções teórico-metodológicas acerca da alfabetização e do ensino da escrita e da leitura, do processo de inclusão e da formação docente para o exercício pedagógico. A pesquisa teve início em Agosto de 2014 e até o momento foi realizado um levantamento de publicações sobre o tema abordado nos últimos dez anos nos seguintes bancos de dados: Banco de Teses da CAPES, SCIELO, e ANPED, utilizando e cruzando as palavras chaves: deficiência, alfabetização, leitura, escrita. Além disso, já iniciamos o processo de entrevista selecionando, primeiramente, escolas e professores da rede pública municipal de Mariana Como resultado preliminar, referente ao levantamento bibliográfico, foi possível observar uma lacuna na produção acadêmica acerca do tema abordado. Quanto às entrevistas, essas ainda se encontram em processo de coleta e transcrição.
Voltar Visualizar PDF