Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: ENGENHARIAS
Subárea: Engenharia de Produção
Título |
APLICAÇÃO DO QFD PARA MELHORIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA PROPP |
Autores |
GRACIELE COSTA PEREIRA (Autor) LUCIANA PAULA REIS (Orientador) |
Resumo |
De um modo geral, as áreas administrativas das universidades enfrentam uma série de desafios como a dificuldade para a gestão dos processos internos, a falta de padronização dos procedimentos, a falta de mecanismos de acumulação e gestão do conhecimento. Com o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços da Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação de uma universidade federal em Minas Gerais a presente pesquisa fez uso do Desdobramento da Função Qualidade (ou ainda Quality Function Deployment – QFD), que é um importante método de desenvolvimento de produto/serviço, voltado para a tradução de requisitos dos clientes em especificação e inputs de processos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa documental e entrevistas. A coleta de dados ocorreu entre julho de 2014 e julho de 2015 por meio de entrevistas com funcionários e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação. À princípio, o estudo foi focalizado no processo de criação de cursos de pós-graduação realizado pela referida Pró-reitoria. Optou-se por esse processo em virtude de sua menor complexidade se comparado aos demais, e também pelo fato de ser um processo de grande relevância para a instituição. Um mapeamento do processo foi realizado previamente e, em seguida, as informações foram organizadas em tabelas para posteriormente, serem correlacionadas em matrizes. Por meio do desenvolvimento da pesquisa, pôde-se perceber que o QFD se mostrou uma ferramenta capaz de, por meio das correlações realizadas, demonstrar quais processos se constituem os mais críticos para a criação do curso. Dessa forma, estes processos devem ser priorizados no plano de ação com o intuito de promover a melhoria dos serviços prestados pela Pró-reitoria. |