Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Educação Física
Título |
O PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DO SOBREPESO E DA OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Autores |
CAIO MARCIO AGUIAR (Autor) JAIRO ANTONIO DA PAIXAO (Orientador) |
Resumo |
Diante do problema da obesidade que, em muitos casos, se apresenta na fase juvenil em pessoas de diferentes classes sociais e das suas respectivas questões de estudo e, merecedora de atenção pelo poder público, o estudo, na sua relevância, não se restringe à visão da obesidade juvenil como uma questão de saúde pública no país, mas também, pretende estender-se ao campo social no que tange à qualidade das intervenções que o professor de Educação Física efetiva na escola, balizada pela percepção sobre a obesidade juvenil dos alunos. O presente estudo analisou as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, em relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle. Por meio de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foi possível afirmar que os professores têm conhecimento acerca das implicações da obesidade para a saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, tem-se que a escola configura-se como um espaço apropriado para abordar o referido tema entre os jovens; na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significas na forma física, bem como a sua manutenção, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e orientações básicas de bons hábitos alimentares. No entanto, é consenso entre esses professores as implicações da insuficiência da carga horária semanal das aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática. |