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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Título
O PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DO SOBREPESO E DA OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
CAIO MARCIO AGUIAR (Autor)
JAIRO ANTONIO DA PAIXAO (Orientador)
Resumo
Diante do problema da obesidade que, em muitos casos, se apresenta na fase juvenil em pessoas de diferentes classes sociais e das suas respectivas questões de estudo e, merecedora de atenção pelo poder público, o estudo, na sua relevância, não se restringe à visão da obesidade juvenil como uma questão de saúde pública no país, mas também, pretende estender-se ao campo social no que tange à qualidade das intervenções que o professor de Educação Física efetiva na escola, balizada pela percepção sobre a obesidade juvenil dos alunos. O presente estudo analisou as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, em relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle. Por meio de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, foi possível afirmar que os professores têm conhecimento acerca das implicações da obesidade para a saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, tem-se que a escola configura-se como um espaço apropriado para abordar o referido tema entre os jovens; na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significas na forma física, bem como a sua manutenção, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e orientações básicas de bons hábitos alimentares. No entanto, é consenso entre esses professores as implicações da insuficiência da carga horária semanal das aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática.
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