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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Filosofia

Título
O DEBATE EPISTEMOLÓGICO NO SÉCULO XX
Autores
ANA CLAUDIA TEODORO SOUSA (Autor)
OLIMPIO JOSE PIMENTA NETO (Orientador)
Resumo
O presente projeto revisita as principais correntes de pensamento que se debruçaram sobre a natureza do conhecimento científico, que teve ápice no século XX. Se tratando de uma pesquisa na área de história da filosofia, a metodologia da pesquisa ficou condicionada ao levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias, ao fichamento destas, análise e discussão das questões centrais do tema. A pesquisa foi direcionada principalmente para a leitura e análise das obras consagradas de Karl Popper: “A lógica da pesquisa científica” e “Conjecturas e Refutações”; e “A estrutura das revoluções científicas” de Thomas Kuhn. De posse deste material, foi possível delinear as pretensões normativas do chamado positivismo lógico, que argumentava que o conhecimento tinha como origem os fatos que, por meio de observação e generalização, podiam dar origem a leis universais, avançamos então tendo como foco central da investigação a reformulação de tais pretensões pelo filósofo austríaco Karl Popper, que defendia que a ciência progride através de tentativa e erro, incitando os cientistas a elaborarem novas conjecturas, passíveis de refutação, seguida por sua contestação pelo filósofo norte americano Thomas Kuhn, que reivindicou um papel mais proeminente para a narrativa histórica no interior de sua versão sobre o que é, afinal, a ciência. Neste percusso, percebe-se que a ciência é, na verdade, produto da ação humana, porém a comunidade científica não percebe seu caráter histórico e social, o que pode explicar porque há grande acúmulo de tecnologias e aparente progresso científico, mas não parece haver uma melhora significativa nas condições sociais, econômicas e culturais que tenha como agente a própria ciência. Agradeço à UFOP pela oportunidade de fazer parte de um projeto de Iniciação Científica.
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