Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Pedagogia
Título |
A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES |
Autores |
PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS (Autor) JACKS RICHARD DE PAULO (Orientador) |
Resumo |
Esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em escolas municipais, que atendem os Anos Iniciais da Educação Básica, ambas situadas na área central das cidades de Mariana e Ouro Preto, localizadas no interior do Estado de Minas Gerais. Essa investigação teve como objetivo analisar como se dá a inserção das Novas Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nesse nível de ensino e refletir sobre como se configura a prática docente, tendo em vista que tais tecnologias fazem parte da vida dos sujeitos. Portanto, imprescindíveis na contemporaneidade tanto para construção quanto para leitura das representações de mundo. Assim, por meio desta pesquisa esperamos o aprimoramento do processo de formação inicial, além de contribuir para mudanças de práticas pedagógicas por meio da inserção de novas tecnologias nos ensinamentos de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica. Percebemos que uso das novas tecnologias no ensino de Geografia no referido nível de ensino, ainda é bastante singular, seja por não ter sido contemplado esse aspecto na formação inicial, seja por não ter sido contemplado na formação continuada de professores. Enfim, conhecer a realidade que envolve a sala aula e a formação do professor, possibilitou um momento singular de formação. |