Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Econômicas

Título
MOBILIDADE SOCIAL E O CONSUMO DE BENS DE LUXO NO BRASIL
Autores
VIVIANE MELO COSTA (Autor)
HEDER CARLOS DE OLIVEIRA (Orientador)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a mobilidade social e o consumo de bens de luxo ocorrido no Brasil no período compreendido entre 2002 e 2009, verificando se há uma relação positiva entre os fenômenos. Existem muitos estudos acerca destes temas separadamente, mas não foi detectada a existência de nenhum que tratasse da relação entre eles. Neste sentido, foram extraídos dados de duas pesquisas realizadas pelo IBGE – a PNAD e a POF – e também de uma pesquisa realizada pelo economista Marcelo Neri em parceria com o CPS/FGV. Cabe ressaltar que considera-se como bem de luxo todo aquele que possui quatro características essenciais - beleza, qualidade, baixa oferta e tradição - e como mobilidade social o movimento de um indivíduo ou de uma família ao longo de um sistema estratificado social. Assim, tendo conhecimento das políticas sociais, educacionais e econômicas aplicadas pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no período, da ascensão e diversificação da demanda por bens e serviços de luxo e combinando-as com os resultados obtidos, podemos concluir que a hipótese proposta neste trabalho foi corroborada, ou seja, há uma relação positiva entre o fenômeno de mobilidade social e o consumo de bens de luxo, que, conforme citado, dá-se através de um processo em cadeia: a) o Brasil encontrava-se em um período de franco crescimento econômico; b) as políticas aplicadas pelo governo possibilitaram maior escolaridade, melhores possibilidades no mercado de trabalho, e, consequentemente, um aumento da renda das famílias; c) as famílias ascenderam na escala social ampliando o mercado de consumo; d) em uma nova classe social, novos hábitos de consumo foram incorporados ou extravasados, como foi o caso do consumo de bens de luxo; e) com mais pessoas dispendendo mais dinheiro neste mercado, ele ampliou-se e, f) sua ampliação gerou excelentes resultados econômicos e uma prospecção futura otimista.
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