Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Título
MÍDIA E VALORIZAÇÃO CULTURAL: A ATUAÇÃO DA INSTÂNCIA MIDIÁTICA NOS PROCESSOS DE VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CULTURAIS EMERGENTES
Autores
THAIS BARBOSA DE MEDEIROS (Autor)
DENISE FIGUEIREDO BARROS DO PRADO (Orientador)
Resumo
Com o intuito de compreender o espaço midiático recebido pela cantora Gaby Amarantos, assim como o enquadramento dado ao seu trabalho e ao movimento artístico e cultural defendido por ela – o tecnobrega – ao longo dos anos, a pesquisa buscou analisar a participação da artista em programas televisivos. Essa análise inicial permitiu constatar que durante o período entre 2011 e 2014 houve uma grande mudança no tratamento que ela recebia por parte da mídia, ocasionada principalmente por sua consolidação junto ao público. Dessa forma, selecionamos duas de suas entrevistas a talk shows, em momentos distintos de sua carreira, na tentativa de compreender esse processo. A primeira delas ocorreu no programa “Agora é Tarde”, da Rede Bandeirantes, em 16 de novembro de 2011. Já a segunda foi concedida ao “The Noite”, do Sistema Brasileiro de Televisão – SBT – em 03 de setembro de 2014. Além de programas de mesmo formato, ambos possuíam o mesmo apresentador, Danilo Gentili, nos momentos em que as entrevistas foram exibidas. O que se percebeu por meio desse estudo foi que em 2011, Gaby começava a alcançar repercussão nacional, sendo desconhecida para o grande público. Tendo isso em mente, era necessário apresentar e defender o tecnobrega e a cultura paraense. Já em 2014, ela já havia se estabilizado como uma celebridade em todo o Brasil e, apesar da exaltação do tecnobrega e do Pará se manter em seu discurso, essa já não era a única questão a ser debatida. Detalhes da sua vida pessoal e de seus novos trabalhos se tornaram de interesse público, ocupando grande tempo na tela. Percebemos, assim, as alterações no discurso da cantora e no lugar social ocupado por ela. Tal pesquisa permite pensar a forma como as celebridades são construídas e o modo como a mídia muda sua relação com uma pessoa no momento em que ela atinge esse status. Problematizar, buscar compreender essa questão e encarar a mídia de forma crítica tornam esse projeto interessante do ponto de vista da graduação.
Voltar Visualizar PDF