Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Turismo

Título
INTERFACES DO TURISMO DE ESPORTES E AGENCIAMENTO TURÍSTICO
Autores
PATRICIA DE ALMEIDA VERISSIMO (Autor)
RICARDO EUSTAQUIO FONSECA FILHO (Orientador)
Resumo
O segmento de turismo de esportes vem se desenvolvendo de forma intensa no Brasil, especialmente após sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e escolha como sede das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da pesquisa foi abordar o futebol como esporte específico e torcedores que viajam nacional e internacionalmente para acompanhar seu time, por meio da análise do perfil dos "turistas do esporte futebol". A metodologia considerou revisão bibliográfica e digital; seleção de amostra (agências de turismo online "Futebol Tour" e "Vou ver o Flu"); elaboração de instrumento de coleta de dados (formulário online); entrevista quali-quantitativa a gestores e torcedores no período de janeiro a junho de 2015; tabulação dos dados com geração de gráficos; e discussão dos resultados. Os resultados demonstraram que os turistas de esportes, em sua maioria, contestam os valores cobrados e pedem uma melhoria no marketing para maior divulgação dos pacotes oferecidos pelas agências; são em maior parte do sexo masculino; com faixa etária entre dezoito e vinte e oito anos; Ensino Superior em curso; renda de dois e cinco salários mínimos; residem na cidade e/ou estado do Rio de Janeiro; conheceram a agência através da internet; consideram o valor cobrado pela intermediação do serviço turístico satisfatório; que se melhorias básicas forem realizadas pela oferta turística contratarão os serviços novamente; e viajaram pela agência por necessidade como residir longe dos locais dos jogos ou não ter meio de transporte. Conclui-se que a interface entre o turismo de esportes e o agenciamento turístico no Brasil diz respeito sobremaneira ao futebol, com agências especializadas no segmento turístico, que, no entanto, necessitam de maior profissionalização, em parceria com os destinos e produtos turísticos.
Voltar Visualizar PDF