Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Título
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA VERSÃO CURTA DO TESTE DE COORDENAÇÃO COM BOLA - TECOBOL
Autores
RAPHAEL DE GRAMMONT MAPA (Autor)
SIOMARA APARECIDA DA SILVA (Orientador)
Resumo
A interação da aprendizagem, do desenvolvimento e do controle motor resulta na definição do comportamento motor, o que se faz necessário avaliar ao longo do processo de ensino-aprendizagem. As avaliações fazem parte de diversas áreas da Educação Física, possibilitando o diagnostico, seleção, planejamento e intervenção nas aulas. Por isso uma avaliação validada é imprescindível para que as intervenções sejam produtivas nos aspectos de desenvolvimento e aprendizagem motora. Diante disto o objetivo deste estudo é apresentar a primeira etapa para a construção do instrumento do teste de coordenação com bola–TECOBOL curto. Nessa etapa foram construídas as tarefas que compõem o manual, sendo a base o TECOBOL– original (é composto por 20 testes que exploram as quatro habilidades básicas). Após a sua construção, o instrumento foi aplicado a alunos membros do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes e do Grupo de Estudos das Capacidades de Rendimento dos Esportes Coletivos, totalizando sete integrantes (alunos de Educação Física), juntamente com a aplicação foi realizada a filmagem da execução das tarefas. O novo instrumento é composto por oito tarefas e essas utilizam as quatro habilidades básicas (chutar, lançar, conduzir e driblar) em situações, isoladas, dos jogos esportivos coletivos com os condicionantes motores (tempo, precisão, sequência, variabilidade, complexidade), como dificultador da ação. Ao analisar os vídeos, os condicionantes de pressão foram identificados e o grau de dificuldade das tarefas testado para ver a inteligibilidade à faixa – etárias de 7 a 14 anos de idade. Aquelas que não se enquadraram em qualquer uma das dimensões analisadas, foram alteradas. Os resultados obtidos possibilitaram a construção da primeira versão do instrumento, mas indicou a necessidade de novos testes pilotos, principalmente com amostras de crianças e jovens dos 7 aos 14 anos para testar os fatores ecológicos e indicar os critérios psicométricos para validação
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