Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Título
COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA EM CONTEXTOS DIFERENCIADOS
Autores
WANDA MARIA COSTA BRAGA (Autor)
SIOMARA APARECIDA DA SILVA (Orientador)
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o nível decoordenação com bola de crianças frente ao sexo, idade e prática esportiva emcontextos diferenciados. Participaram do estudo escolares da cidade de OuroPreto – MG na faixa etária de 11 a 12 anos de ambos os sexos. A amostra oriundade dois contextos: 38 alunos de uma escola pública (Grupo Educação FísicaEscolar - GEFE) e 30 participantes de um programa social de cunho esportivo (GrupoExtraclasse - GEC). Os integrantes dosdois grupos realizaram o Teste de Coordenação com Bola – TECOBOL (SILVA, 2010). Para comparação entre os grupos, sexo e idadesfoi utilizada teste de t-student, comnível de significância (p<0,05). Os resultados indicaram que as crianças não apresentam diferença significativaentre as idades de 11 e 12 anos. Na comparação entre os sexos o GEFE não apresentoudiferença significativa entre meninos e meninas apenas para a habilidade delançamento e o GEC não apresentou diferença significativa apenas para ahabilidade de drible, sendo que os meninos apresentam valores menores esuperiores quando comparados às meninas nos dois grupos. Na comparação entre osgrupos foi possível perceber quesomente a habilidade de condução não apresentou diferença significativa, sendoque as crianças do GEC são mais coordenadasdo que as crianças do GEFE. Considera-se que acoordenação com bola não varia entre as idades de 11 e 12 anos, os meninos sãomais coordenados que as meninas e crianças que participam de atividadesextracurriculares são mais coordenadas do que crianças que participam apenas deaulas de educação física na escola.
Voltar Visualizar PDF