Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área:
Subárea:
Título |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA -MMM- EM OURO PRETO – MG - ENTRADA, PERMANÊNCIA E DECLÍNIO |
Autores |
PEDRO HENRIQUE DA SILVA (Autor) MARGER DA CONCEICAO VENTURA VIANA (Orientador) |
Resumo |
Esta pesquisa incluída num projeto de estudo do Movimento da Matemática Moderna (MMM) em Minas Gerais, movimento de renovação curricular, mundial, ocorrido aproximadamente na metade do Século XX objetivou desvendar o caminho pelo qual a matemática moderna foi desenvolvida e inserida nas escolas de Ouro Preto, para entender o estado atual da escolarização em Matemática em Minas Gerais, pois ainda são esparsas as pesquisas sobre o MMM neste Estado, confirmada pela busca no Banco de Teses da CAPES. Pesquisando nas escolas e na Superintendência Regional de Ensino, não foi encontrado material escrito que pudesse oferecer vestígios deste movimento, mas descobriu-se que ainda existiam professores aposentados que se envolveram com o MMM na cidade. Optou-se então pela pesquisa em história oral, método que privilegia a realização de entrevistas com pessoas que participaram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, visões de mundo, etc. e conforme Antonio Garnica possibilitará significativas contribuições, como compreender de modo geral, o significado entre Matemática, ensino e aprendizagem, um dos objetivos de se estudar o MMM. Quatro entrevistas resultaram em dados que foram analisados qualitativamente com fundamento no referencial teórico da história oral. Concluiu-se que os conteúdos recomendados pelo MMM se reduziram à “teoria dos conjuntos”, quando ensinados, pois faltou orientação, sobretudo aos professores contratados que desinformados, não os ensinaram. Foram escassos os cursos preparatórios e orientações que envolvessem diretores e professores que, geralmente, para terem acesso necessitavam se deslocar para Belo Horizonte. Para a efetivação do MMM após sua implantação, era necessário envolvimento de todos, porém a ausência de estudo, de discussões, falta de empenho da Secretaria de Estado da Educação (programas eram dos livros distribuídos pelas editoras), de envolvimento de educadores e escola neste processo de renovação do ensino impediu que o MMM florescesse |