Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Título
MEMÓRIAS DE MARIANA: ENTRECRUZANDO EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Autores
EMERSON PORTO FERREIRA (Autor)
VIRGINIA ALBUQUERQUE DE CASTRO BUARQUE (Orientador)
Resumo
EDUCAÇÃO HISTÓRICA, MEMÓRIAS DE MARIANA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA Este projeto volta-se à análise de experiências artísticas (sobretudo da arte grafiti) no ensino de História que, associados à temática da memória, vêm sendo promovidas por licenciandos do Curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no município de Mariana. Ele parte da hipótese de que a temática da memória potencializa a inclusão dos sujeitos de ensino (professores, estudantes e comunidade escolar) na produção de saberes sobre a realidade vivida – ou seja, sobre a experiência histórica, cujo aprendizado ainda é, inúmeras vezes, considerado enfadonho pelos discentes. Assim, quando um aluno interpreta ou executa uma obra artística, a exemplo do grafiti, ele o faz considerando não apenas uma possível temática para a obra (questões sociais, lutas urbanas etc.), mas também seu olhar sobre essa temática. Em paralelo, visa-se esclarecer, sob um viés teórico-pedagógico, os pontos de contato entre os conceitos de memória e de educação patrimonial no ensino de História, a fim de que a noção de patrimônio possa ser reperspectivada a partir das intersubjetividades (com seus critérios afetivos, éticos e políticos). Já foram promovidas, no bojo deste projeto, duas oficinas de grafiti, em duas escolas estaduais do município de Mariana, com produção discente e docente sobre elas sendo veiculadas em jornais estudantis produzidos pelos estudantes do ensino médio dos referidos colégios.
Voltar Visualizar PDF