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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Título
A modernidade educacional pelas lentes de Primitivo Moacyr
Autores
THAMIRES MACIEL E SILVA (Autor)
ROSANA AREAL DE CARVALHO (Orientador)
Resumo
Primitivo Moacyr é considerado um dos grandes precursores da História da Educação no Brasil. Foi funcionário da Câmara dos Deputados durante as três primeiras décadas do século XX e sua proximidade e familiarização com os documentos parlamentares foi de fundamental importância para a publicação de sua obra, expressa em mais de 15 volumes. Sua obra consiste na compilação de debates políticos, legislações e relatórios desde o período do Império até a Primeira República, e tratam sobre como a Instrução foi proposta e debatida durante esses períodos. A obra de Moacyr foi alvo de muitas críticas – positivas e negativas, não se constituindo em um trabalho que tenha alcançado uma unanimidade. Mas, em princípio, podemos observar uma classificação que se formou em torno dessa obra, associando-a à corrente positivista e sob os moldes da produção do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. O objetivo do nosso trabalho é compreender o contexto em que as obras de Primitivo Moacyr foram publicadas. O primeiro volume do seu livro A instrução e o Império: subsídios para a história da educação no Brasil saiu a público em 1936, pela Companhia Editora Nacional e os últimos volumes de A instrução e a República, em 1942, pela Imprensa Nacional. O período assinalado, anos 30 e princípios da década de 40, foi marcado por grandes transformações sociais e políticas, tais como a Revolução de 30 e as medidas de modernização do Estado Brasileiro, e a criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP em 1937. No campo educacional, temos um ponto de inflexão no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, publicado em 1932. Ainda em 1937, a implantação do Estado Novo apresentou novas perspectivas para o conjunto das forças políticas. O que nos leva a investigar em que medida Moacyr foi porta-voz dessa modernidade. Com isso, concluímos que a obra de Moacyr se enquadra na necessidade da construção de uma identidade quanto à educação no país.
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