Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

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Título
GenericAuto – Um framework para desenvolvimento de aplicativos automotivos.
Autores
RAFAEL FERREIRA CAMARDA (Autor)
GUSTAVO DE FREITAS RABELO AMORIM (Autor)
VICENTE JOSE PEIXOTO DE AMORIM (Orientador)
Resumo
Atualmente, o desenvolvimento de sistemas de entretenimento veicular passa por um processo custoso. Para cada plataforma automotiva um novo software precisa ser desenvolvido praticamente do zero. Algumas iniciativas – como o Google Auto – tentam sanar tal problema propondo uma plataforma única para todas as fabricantes. Entretanto, tais propostas ainda não se popularizam devido a necessidade de um hardware adicional para que tudo funcione corretamente. O objetivo principal do trabalho foi a criação de um framework de software que extenda a Linguagem NCL (Nested Context Language), inicialmente projetada para TV Digital, portando-a para uso em aplicativos de infotenimento veicular. Hoje no mercado não existe nenhuma linguagem preparada para desenvolvimento de aplicações para automóveis. Todas as existentes são linguagens internas, exclusivas e fechadas à linha de produção. A principal motivação para o desenvolvimento do projeto vem da necessidade do consumidor ter um poder de escolha entre o software padrão e outro desenvolvidos por terceiros. O trabalho foi desenvolvido obtendo-se inicialmente o código-fonte aberto do interpretador da linguagem NCL. Tal código foi então modificado para contemplar o contexto automotivo, incluindo suporte a dados como: velocidade, RPM, temperatura do motor, etc. Sua versão final foi então recompilada para suporte a diferentes arquiteturas e processadores: ARM, Intel, AMD, etc. A versão final da extensão oferece módulos capazes de permitir uma completa integração com o sistema automotivo, processando inclusive informações de contexto vindas do automóvel. A linguagem ainda é capaz de executar em diferentes arquiteturas de hardware funcionando como uma ponte entre os dados vindos de sensores e demais dispositivos de um automóvel e a apresentação e utilização desses pelo usuário.
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