Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Título
EDUCAÇÃO HISTÓRICA, MEMÓRIAS DE MARIANA E JOGOS DIDÁTICOS
Autores
SAMUEL VINICIUS MOREIRA DA SILVA (Autor)
EDUARDO MOGNON FERREIRA (Autor)
VIRGINIA ALBUQUERQUE DE CASTRO BUARQUE (Orientador)
Resumo
Este projeto volta-se à análise de experiências de promoção de jogos didáticos no ensino de História que, associados à temática da memória, vem sendo promovidas por licenciandos do Curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no município de Mariana em 2014-2015. Ele parte da hipótese de que a temática da memória potencializa a inclusão dos sujeitos de ensino (professores, estudantes e comunidade escolar) na produção de saberes sobre a realidade vivida – ou seja, sobre a experiência histórica, cujo aprendizado ainda é, inúmeras vezes, considerado enfadonho pelos discentes. Em paralelo, visa-se esclarecer, sob um viés teórico-pedagógico, os pontos de contato entre os conceitos de memória na educação histórica e de “paisagem urbana”, bem como as efetivas tensões entre o enfoque da memória e aquele vinculado à noção de educação patrimonial no ensino de História. Por fim, este projeto de pesquisa, modalidade PIVIC, articula-se com o projeto de pesquisa modalidade PROBIC, também submetido à avaliação neste último bimestre de 2014, o qual se dedica a investigar as interligações entre ensino de História, memórias e produção artística.
Voltar Visualizar PDF