Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: História
Título |
EDUCAÇÃO HISTÓRICA, MEMÓRIAS DE MARIANA E JOGOS DIDÁTICOS |
Autores |
SAMUEL VINICIUS MOREIRA DA SILVA (Autor) EDUARDO MOGNON FERREIRA (Autor) VIRGINIA ALBUQUERQUE DE CASTRO BUARQUE (Orientador) |
Resumo |
Este projeto volta-se à análise de experiências de promoção de jogos didáticos no ensino de História que, associados à temática da memória, vem sendo promovidas por licenciandos do Curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no município de Mariana em 2014-2015. Ele parte da hipótese de que a temática da memória potencializa a inclusão dos sujeitos de ensino (professores, estudantes e comunidade escolar) na produção de saberes sobre a realidade vivida – ou seja, sobre a experiência histórica, cujo aprendizado ainda é, inúmeras vezes, considerado enfadonho pelos discentes. Em paralelo, visa-se esclarecer, sob um viés teórico-pedagógico, os pontos de contato entre os conceitos de memória na educação histórica e de “paisagem urbana”, bem como as efetivas tensões entre o enfoque da memória e aquele vinculado à noção de educação patrimonial no ensino de História. Por fim, este projeto de pesquisa, modalidade PIVIC, articula-se com o projeto de pesquisa modalidade PROBIC, também submetido à avaliação neste último bimestre de 2014, o qual se dedica a investigar as interligações entre ensino de História, memórias e produção artística. |