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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
Aquisição da escrita e fonologia: refletindo sobre as relações irregulares na ortografia
Autores
JULIANA MOREIRA DE SOUSA (Autor)
DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARAES (Orientador)
Resumo
Os grafemas "x" e "ch" são conhecidos por causarem grandes dúvidas em seus usos, pois podem representar vários fonemas. Este trabalho tem por objetivo avaliar a produção escrita de alunos, do primeiro ao sexto ano, do Ensino Fundamental. Mais especificamente, busca-se refletir sobre as variações que envolvem o grafema “x’ e “ch” e suas correspondências sonoras. A partir de um corpus eletrônico, denominado Elabore “Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita”, o qual consta de dados de material escrito por crianças da rede pública e particular de ensino, com idade entre 6 e 12 anos, avalia-se a quantidade de acertos na escrita dessas palavras bem como a quantidade de erros e quais as variações presentes no corpus. Tal análise será de cunho qualitativo e quantitativo com o respaldo teórico da análise fonológica para a aquisição da escrita, conforme Cagliari (1996) e Oliveira (2001). Os resultados apresentados contribuem para melhor compreensão do percurso de aquisição da escrita pelos alunos, permitindo pensar em possíveis intervenções durante esse percurso. Análises preliminares indicam que existe um trabalho reflexivo autêntico do aluno diante das inúmeras possibilidades que a ortografia lhes oferece.
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