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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
A língua e a cultura francesa no Colégio Providência em Mariana/MG no século XIX
Autores
EDNEIA DA SILVA (Autor)
RITA CRISTINA LIMA LAGES (Orientador)
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa que se dedica ao estudo da presença da língua e da cultura francesas no Colégio Providência em Mariana/MG, no século XIX, e analisar em que medida o referencial cultural francês contribuiu para a educação das mulheres naquele contexto. Além disso, percebe-se a valorização do catolicismo como instrumento de formação religiosa pretendida para a educação feminina. Fundado em 1849 pelo sacerdote Dom Viçoso, sob o nome de Casa da Providência, o estabelecimento, administrado por irmãs de caridade pertencentes à ordem religiosa São Vicente de Paulo, vindas da França na referida data, cuidava da educação das filhas da elite mineira, como também recebia jovens órfãs. Funcionava como um uma espécie de pensionato dedicado à educação das moças fortemente condicionadas por seu destino de futuras mães e esposas. As irmãs francesas, em seu papel de educadoras, se dedicaram a ensinar boas maneiras, escolarização, música, aulas de piano, culinária, trabalhos manuais, tais como pintura, bordados e trabalhos de agulha. A pesquisa realizada no Museu Casa da Providência, localizado no atual Colégio Providência, permitiu a catalogação de objetos trazidos da França pelas irmãs, ou vindos posteriormente. Encontra-se aí, igualmente, uma rica biblioteca composta por livros religiosos e outros destinados ao ensino da língua francesa, ao ensino da música e às aulas de bordados. Pretende-se, portanto, analisar o ensino da língua francesa em conjunto com as demais disciplinas ministradas naquele estabelecimento destinado à educação das jovens mineiras. E, ao atentar-se para as finalidades do ensino e para a questão do gênero no que se refere aos conteúdos de ensino de língua francesa, o acervo documental da biblioteca, que pertenceu às irmãs francesas, aportam ricos elementos sobre o ideal de formação feminina naquele contexto.
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