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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área:

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Título
Processo de aprendizagem do professor de Educação Física no início de carreira em academias de ginástica
Autores
GLAUBER CESAR CRUZ CUSTODIO (Autor)
JAIRO ANTONIO DA PAIXAO (Orientador)
Resumo
Prevaleceu, até um determinado período, o senso comum que para ensinar bastava conhecer o conteúdo a ser trabalhado, aproveitando-se, desta forma, a experiência prática do professor. No entanto, tal concepção tem-se mostrado insuficiente para explicar o processo de ensino aprendizagem, bem como o das práticas docentes. Vistas as coisas por essa perspectiva, pesquisas na área de formação de professores evidenciam que o aprendizado do trabalho docente não passa somente pela formação acadêmico-profissional. Deste ponto de vista, ainda que o profissional de Educação Física com formação no bacharelado tenha como campo de intervenção a ambiência que se coloca além dos muros da escola, como, por exemplo, academias de ginástica, clubes e outros, parte-se da concepção que ele é, sobretudo, um professor. Diante disso, e tendo em vista que o processo de aprendizagem docente ganha relevo a partir da formação inicial, o presente estudo teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física que se encontra no início de carreira atuante em academias de ginástica. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi empregada a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que dentre as formas de aquisição dos conhecimentos necessários pelos professores em início de carreira encontram-se leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. No entanto, o destaque recaí na busca de contato com professores formados há mais tempo, atuantes na área específica e que, por sua vez, detêm maior bagagem de experiência. O quadro apresentado conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos na formação inicial em Educação Física para atuar nos diferentes espaços de intervenção profissional, com destaque nesse para as academias de ginástica, é um esforço que merece ser concretizado. Agradecimentos a FAPEMIG pelo apoio.
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