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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Título
Evasão e Retenção um problema de administração: uma análise dos fatores que impactam a Evasão e Retenção do curso de Administração da UFOP
Autores
EUSTAMIRES OLIVEIRA PASSOS (Autor)
FABIO VIANA DE MOURA (Orientador)
Resumo
Esta pesquisa visa a identificar e analisar os fatores que contribuem para a evasão e a retenção de alunos no curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Ouro Preto. Busca, subsidiariamente, desenvolver ações que possam contribuir para a redução do índice de evasão e retenção. Assim, espera-se que os resultados ajudem a elaborar planos e a definir ações que mitiguem o índice de evasão. Primeiramente, foi realizado um artigo baseado na teoria da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu (1930-2002), aporte para compreensão da complexa relação entre a trajetória escolar de um estudante e a posição de sua família no espaço das relações de classes. Tal trabalho contextualizou os aspectos sociais, históricos e institucionais que poderiam explicar a evasão e retenção no curso de graduação em Administração estudado. Sua análise fundamentou-se em técnicas de estatística descritiva, visando a destacar a relação entre evasão e retenção e as variáveis socioeconômicas em questão, quais sejam: escolaridade do pai; escolaridade da mãe; escola em que cursou o ensino médio e renda familiar dos estudantes. Para tal, uma amostra de 178 alunos foi observada. Os dados foram analisados sequencial e complementarmente por técnicas de pesquisa quantitativas. A maior parte dos achados sugere não existir uma possível interferência de fatores culturais, sociais e econômicos na determinação dos índices de evasão e retenção do curso de Administração analisado. Assim, considerando que os resultados desse estudo indicaram que as variáveis observadas não capturam adequadamente os constructos de capital social, cultural e econômico, os autores partiram para uma segunda etapa da pesquisa. Deste modo, está sendo empreendido esforço adicional para coletar mais dados, qualitativos e quantitativos, que possibilitem a realização de um diagnóstico mais preciso acerca dos fatores que impactam a evasão e retenção no curso de Administração.
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