Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Título |
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I: políticas e práticas para a formação de professores |
Autores |
JOAO HENRIQUE SANTOS DE SOUZA (Autor) MARGARET MALIA SPOFFORD XAVIER (Orientador) |
Resumo |
Essa comunicação objetiva relatar os resultados preliminares de um projeto de Iniciação Científica em andamento, no qual se pesquisam as políticas, diretrizes e práticas no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I (EF I), no que diz respeito à formação do professor para essa área de atuação. Foram identificados três problemas principais na formação e atuação de professores para ensino de Língua Inglesa no EF I. Primeiro, não existem diretrizes nacionais e estaduais para esse campo, deixando assim uma lacuna na formação do professor e afetando de forma negativa a implantação de inglês nesse segmento da rede pública em nossa região. Segundo, uma vez que a oferta de língua estrangeira no EF I não é obrigatória por lei, essa modalidade de preparação prática não faz parte da grade curricular formal das licenciaturas de Língua Inglesa. Terceiro, os professores preparados para lecionar no EF I nos cursos de pedagogia normalmente não possuem formação na didática de língua estrangeira. Assim, com base no projeto “Inglês para Crianças”, desenvolvido desde 2014 por alunos do PIBID-UFOP Língua Inglesa (CAPES), procurou-se estudar as políticas e diretrizes relevantes e práticas de formação de professores para essa área de atuação, uma vez que aquele projeto trouxe colaborações para a implantação da Língua Inglesa no EF I da prefeitura de Mariana, em Minas Gerais. Em paralelo, foi feito um estudo dos fundamentos teórico-metodológicos de ensino de Língua Inglesa no EF I, além de relatos de práticas pedagógicas bem-sucedidas no sistema educacional brasileiro. Nessa comunicação, serão discutidas as políticas e práticas adotadas em Mariana, comparando-o a outros contextos nacionais e internacionais no que diz respeito ao ensino de língua estrangeira para alunos do EF I, particularmente em projetos de inclusão social. Também será relatado o processo de organização de um curso de extensão de formação continuada para professores de Língua Inglesa da região. |