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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
O ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I: políticas e práticas para a formação de professores
Autores
JOAO HENRIQUE SANTOS DE SOUZA (Autor)
MARGARET MALIA SPOFFORD XAVIER (Orientador)
Resumo
Essa comunicação objetiva relatar os resultados preliminares de um projeto de Iniciação Científica em andamento, no qual se pesquisam as políticas, diretrizes e práticas no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I (EF I), no que diz respeito à formação do professor para essa área de atuação. Foram identificados três problemas principais na formação e atuação de professores para ensino de Língua Inglesa no EF I. Primeiro, não existem diretrizes nacionais e estaduais para esse campo, deixando assim uma lacuna na formação do professor e afetando de forma negativa a implantação de inglês nesse segmento da rede pública em nossa região. Segundo, uma vez que a oferta de língua estrangeira no EF I não é obrigatória por lei, essa modalidade de preparação prática não faz parte da grade curricular formal das licenciaturas de Língua Inglesa. Terceiro, os professores preparados para lecionar no EF I nos cursos de pedagogia normalmente não possuem formação na didática de língua estrangeira. Assim, com base no projeto “Inglês para Crianças”, desenvolvido desde 2014 por alunos do PIBID-UFOP Língua Inglesa (CAPES), procurou-se estudar as políticas e diretrizes relevantes e práticas de formação de professores para essa área de atuação, uma vez que aquele projeto trouxe colaborações para a implantação da Língua Inglesa no EF I da prefeitura de Mariana, em Minas Gerais. Em paralelo, foi feito um estudo dos fundamentos teórico-metodológicos de ensino de Língua Inglesa no EF I, além de relatos de práticas pedagógicas bem-sucedidas no sistema educacional brasileiro. Nessa comunicação, serão discutidas as políticas e práticas adotadas em Mariana, comparando-o a outros contextos nacionais e internacionais no que diz respeito ao ensino de língua estrangeira para alunos do EF I, particularmente em projetos de inclusão social. Também será relatado o processo de organização de um curso de extensão de formação continuada para professores de Língua Inglesa da região.
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