Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes Cênicas

Título
O binômio fantástico: técnicas e poéticas surrealistas no processo criativo do ator
Autores
FREDERICO DPASCHOAL CONTARINI DA SILVA (Autor)
EDEN SILVA PERETTA (Orientador)
Resumo
A presente pesquisa visa investigar as técnicas de criação de literatura fantástica propostas por Gianni Rodari, no seu livro "A Gramática da Fantasia" propondo uma transcriação destas para o a cena. Passando pelos manifestos dadá e surrealistas como motores conceituais, o abordamento teórico transita pelas noções de Teatro Performativo (FÉRAL), apoiando-se na ideia de um teatro que não somente se debruça sobre o texto falado, mas também provoca leituras na tessitura cênica. Este conceito alimenta a ideia da cena que não hierarquiza a linguagem, abrindo os sentidos a todos os elementos (som, luz, ações, texto, figurino e maquiagem) como potentes de significação. Esse abordamento contribui para a proposição dos movimentos vanguardistas citados a partir do momento em que essas técnicas tendem a provocar imagens poético-cênicas abertas ao desenvolvimento a partir de suas leituras. As técnicas pretendem, num momento de experimentação prática, na proposição de imagens pontapés a serem desenvolvidas pela elaboração de Binômios Fantásticos (RODARI), estes que, investigados pelos alunos-atores serão desdobrados a partir dos sentidos obtidos em relação às suas leituras subjetivas. Os binômios fantásticos tratam-se da união de elementos de diferentes universos entre si, elementos concretos que formam imagens. Essas imagens a princípio serão usadas em ações performativas e, logo, desenvolvidas dentro do âmbito teatral a partir de suas leituras. A noção de estrutura binária da formação de imagens também será explorada num momento posterior, visando a abertura dos elementos cênicos citados para a receptividade dos universos fantásticos. realizar-se-á as práticas assim que viabilizado início do semestre letivo, junto à disciplina do curso de Artes Cênicas, ministrada pelo professor Dr. Éden Peretta (Orientador desta), Expressão Corporal IV, promovendo para os alunos a possibilidade de investigação de suas poéticas pessoais para um trabalho a ser avaliado.
Voltar Visualizar PDF