Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XVI Seminário de Extensão
Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Subárea: SEXT
Título |
Aplicação do ensino de física através de um novo olhar para problemas ambientas |
Autores |
Estefania de Sa Moura (Autor) LARISSA MARTINS DE FREITAS PERDIGAO (Autor) Savio Figueira Correa (Orientador) MELISSA MARA OLIVEIRA ROCHA (Autor) LARISSA MENDES (Colaborador) |
Resumo |
A relação entre a física e o meio ambiente Dada a importância da busca pelas pesquisas interdisciplinares e pelos problemas socioambientais que atingem nossa sociedade, este projeto visa a execução de uma linha de trabalho acadêmico pouco estudada: a relação entre a Física e o Meio Ambiente. O projeto foi dividido em duas vias de trabalho: elaboração de kits experimentais de Física Ambiental, e por conseguinte o desenvolvimento de palestras e debates sobre assuntos relacionados à Física e ao Meio Ambiente. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos atuais entraves ambientais relacionados à fisica cursada nos tres anos do ensino médio. A partir desta etapa, foram elaborados experimentos abordando as seguintes questões ambientais: Aquecimento global e geração de energia elétrica. Em seguida, foram produzidas palestras que além de abordarem os temas propostos, também apresentam uma explicação sobre o desenvolvimento dos kits, tal como sua utilidade prática e seu caráter interdisciplinar. As duas vertentes principais do trabalho já foram concluídas: o desenvolvimento dos experimentos e palestras, e vale ressaltar que foram utilizados materiais reciclados na montagem dos kits experimentais. Este trabalho de extensão será inicialmente apresentado na escola Dr. Geral Parreiras e portanto, aguarda-se a data agendada em parceria com a escola. A realização das palestras e a apresentação dos experimentos será feita pelos integrantes do projeto sob a supervisão do orientador e do professor de física da turma de ensino médio. Levando em consideração a capacidade do trabalho de aliar conhecimentos obtidos em sala de aula e sociedade, acredita-se que os alunos envolvidos além de absorverem os ensinamentos, se tornarão mais conscientes e aptos a lidar com seu próprio meio. Este projeto faz parte do Programa “Aprimoramento e Desenvolvimento Tecnológico de Física e Matemática em João Monlevade”. |