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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Aprendendo Matemática através de atividades lúdicas
Autores
Alison Vinicius de Oliveira Vieira (Autor)
ANNA CAROLINA SILVA SANTOS (Autor)
Alana Cavalcante Felippe (Orientador)
Resumo
O projeto “Aprendendo Matemática Através de Atividades Lúdicas” tem o objetivo de auxiliar aproximadamente 210 alunos do 9º ano de uma escola pública em João Monlevade nos estudos de Matemática. Esse auxílio é feito por meio de atividades lúdicas que facilitam o entendimento da disciplina e saem da rotina tradicional das classes, despertando o interesse por parte dos alunos. Essas atividades são elaboradas de forma clara pelos bolsistas e aplicadas pelos mesmos, no período de uma aula, referente ao conteúdo que está sendo trabalhado pelos professores da escola, quinzenalmente. Os cálculos necessários para o desenvolvimento das atividades são escritos pelos alunos em uma folha de resolução. Assim, ao final do projeto, a turma que obtiver o melhor rendimento no decorrer do ano receberá algumas premiações como viagem, certificados, dentre outras. O projeto que já está no seu 2º ano, tem sido eficaz, aumentando o rendimento das turmas em matemática e contribuindo com a interação entre os alunos, visto que eles sempre realizam as atividades em grupos. Essas atividades são baseadas em jogos diversos como bingo, tabuleiro, baralho, quebra-cabeça, jogo da forca dentre outros, desenvolvendo no aluno a curiosidade, a criatividade, a autoconfiança e a percepção da Matemática como um desafio que ele pode vencer. A maioria dos alunos conseguem desenvolver as atividades no prazo estipulado. Os que não conseguem pedem para as professoras continuarem na próxima aula, demonstrando o interesse nas atividades realizadas. Por estar presente no cotidiano, a Matemática é de suma importância para os alunos, e ela vem se tornando mais fácil e compreensível desde que as atividades lúdicas começaram a ser desenvolvidas. Sendo assim, espera-se que o projeto possa contribuir para um melhor índice de aprovação na disciplina, visto que no ensino público a matéria tem um dos maiores índices de reprovação.
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