Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Desenvolvendo a Cidadania por meio de Reforço Escolar: auxílio a alunos na aprendizagem da "Química”.
Autores
Ana Luisa dos Santos Soares (Autor)
MIGUEL MONTEIRO COSTA (Autor)
Lucilia Alves Linhares Machado (Orientador)
KARLA MOREIRA VIEIRA (Colaborador)
Resumo
Em diversas escolas públicas brasileiras é notada uma incompatibilidade entre o conhecimento apresentado por alguns alunos e a série a qual os mesmos estão cursando. Muitos destes não apresentam os pré-requisitos necessários para o ano escolar no qual estão matriculados, e em muitas destas instituições não é oferecido à eles um ensino com a qualidade necessária. A realidade aqui apresentada inspirou e motivou a implantação deste projeto, que consiste fundamentalmente em reforçar o processo de aprendizado destes alunos. O público alvo deste projeto são alunos de 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Jenny Faria em João Monlevade/MG. A esses alunos são oferecidas aulas de reforço na disciplina de química, matéria na qual os alunos apresentam muita dificuldade. O reforço escolar ocorre concomitante com as aulas regulares de química. Uma vez que são oferecidas duas aulas semanais desta disciplina, na segunda aula ocorre a intervenção pedagógica: um dos bolsistas (ou ambos) atua em sala de aula de modo a ajudar o professor, esclarecendo dúvidas nas carteiras, elaborando e aplicando exercícios e expondo a matéria no quadro quando necessário. Os integrantes do projeto também buscam formas de estimular o interesse dos alunos, proporcionando a realização de palestras e visitas ao campus da UFOP, consistindo também em uma forma de incentivo ao ensino superior. O projeto começou a ser aplicado no segundo bimestre letivo, onde pôde-se notar uma significativa melhora nas notas dos alunos em relação ao primeiro bimestre. Com o decorrer do projeto, notou-se também um maior interesse e comprometimento das turmas com a disciplina. Os alunos bolsistas, por sua vez, destacam o desenvolvimento pessoal adquirido na habilidade de lecionar e de como transmitir o conhecimento.
Voltar Visualizar PDF