Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XVI Seminário de Extensão
Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Subárea: SEXT
Título |
Desenvolvendo a Cidadania por meio de Reforço Escolar: auxílio a alunos na aprendizagem da "Química”. |
Autores |
Ana Luisa dos Santos Soares (Autor) MIGUEL MONTEIRO COSTA (Autor) Lucilia Alves Linhares Machado (Orientador) KARLA MOREIRA VIEIRA (Colaborador) |
Resumo |
Em diversas escolas públicas brasileiras é notada uma incompatibilidade entre o conhecimento apresentado por alguns alunos e a série a qual os mesmos estão cursando. Muitos destes não apresentam os pré-requisitos necessários para o ano escolar no qual estão matriculados, e em muitas destas instituições não é oferecido à eles um ensino com a qualidade necessária. A realidade aqui apresentada inspirou e motivou a implantação deste projeto, que consiste fundamentalmente em reforçar o processo de aprendizado destes alunos. O público alvo deste projeto são alunos de 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Jenny Faria em João Monlevade/MG. A esses alunos são oferecidas aulas de reforço na disciplina de química, matéria na qual os alunos apresentam muita dificuldade. O reforço escolar ocorre concomitante com as aulas regulares de química. Uma vez que são oferecidas duas aulas semanais desta disciplina, na segunda aula ocorre a intervenção pedagógica: um dos bolsistas (ou ambos) atua em sala de aula de modo a ajudar o professor, esclarecendo dúvidas nas carteiras, elaborando e aplicando exercícios e expondo a matéria no quadro quando necessário. Os integrantes do projeto também buscam formas de estimular o interesse dos alunos, proporcionando a realização de palestras e visitas ao campus da UFOP, consistindo também em uma forma de incentivo ao ensino superior. O projeto começou a ser aplicado no segundo bimestre letivo, onde pôde-se notar uma significativa melhora nas notas dos alunos em relação ao primeiro bimestre. Com o decorrer do projeto, notou-se também um maior interesse e comprometimento das turmas com a disciplina. Os alunos bolsistas, por sua vez, destacam o desenvolvimento pessoal adquirido na habilidade de lecionar e de como transmitir o conhecimento. |