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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Direito do consumidor: informação e educação como instrumentos de garantia e de acesso aos seus direitos.
Autores
Livia Barros de Castro (Autor)
Felipe Comarela Milanez (Orientador)
SARA ALVES RIBEIRO (Colaborador)
HELENA LUCIA SOARES ALMEIDA (Colaborador)
ALINE DAYSA OKIYAMA PEREIRA (Colaborador)
BARBARA NEVES DE PAULA ELLER (Colaborador)
MELISSA TRINDADE DE OLIVEIRA (Colaborador)
BRUNA CARVALHO DE ASSIS (Colaborador)
SERGIO HENRIQUE ARAUJO FARIA (Autor)
Resumo
O projeto de extensão Direito do Consumidor: informação e educação como instrumentos de garantia e de acesso aos seus direitos, vinculado ao DEGEP/CEAD, tem, dentre suas principais vertentes, a acessibilidade na construção do conhecimento, a partir da utilização de linguagem simples e objetiva e da difusão de informações pelos meios de comunicação (redes sociais, o rádio e televisão). Baseado nos pilares informação e educação, o projeto atua a partir de uma abordagem mais didática sobre diversos temas relacionados ao consumidor. Dentre as atividades do projeto, destacam-se as ações realizadas junto à Rádio UFOP Educativa, produção de textos originais com conteúdo educativo e informativos divulgados pelo o blog do projeto, elaborações de banner digitais destinados à divulgação na fanpage e Instagram do projeto, criação de vídeos e spots para a TV e Rádio, além das interações entre membros do projeto e sociedade. Nas atividades em parceria com a Rádio UFOP Educativa, o projeto atua em entrevistas ao vivo abordando temas relacionados aos direitos do consumidores, esclarecendo dúvidas dos ouvintes por meio de um diálogo claro e acessível, bem como, na criação de spots divulgados na programação da rádio e a gravação de programas para a TV, destinados à esclarecer a comunidade sobre os direitos dos consumidores. O blog Direito do Consumidor UFOP e a fanpage, são ferramentas interativas e virtuais que visam alcançar os consumidores usuários das redes sociais e contribuir para a sua educação e no acesso às informações sobre seus direitos. Mais de 10 mil pessoas (10393 no total) já foram atingidas pelas ações da fanpage, e esse número cresce cada vez mais a cada publicação. O projeto atua, ainda, em diversos eventos comunitários da região, tal como o "Universidade desce o morro". Cada ação é desenvolvida pelos discentes membros do projeto, que, por rodízio, tem contato com cada uma das ações e seus ambientes de realização, sempre com a orientação do coordenador docente.
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