Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
EMPREENDEDORISMO PARA OS CURSOS DO NUCAT.
Autores
Lilian Cristina Gonzaga (Autor)
ALINE PEREIRA LOURENCO (Autor)
Fabio Viana de Moura (Orientador)
AMANDA MARIA SILVA GONCALVES (Autor)
CARINA ALVES PEREIRA (Autor)
FLAVIA CAROLINI PEREIRA DOS SANTOS (Autor)
GABRIELA LUIZA DOS SANTOS (Autor)
ISADORA IANNINI COTA DUTRA (Autor)
JOSE CARLOS DOS SANTOS DINIZ (Autor)
JULIERME ITALO GARCIA DO NASCIMENTO (Autor)
KAREN PRISCILA DOS SANTOS (Autor)
PAMELLA THAIS MAGALHAES FERREIRA (Autor)
TALITA ALMEIDA FERNANDES (Autor)
THAIS PINTO DA ROCHA TORRES (Autor)
Resumo
O projeto surgiu devido a uma necessidade de agregar noções de empreendedorismo aos cursos do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento - Nucat. O Nucat é um grupo multidisciplinar que oferece capacitações voltadas para pessoas de baixa renda, principalmente mulheres. A demanda por conhecimentos de empreendedorismo foi observada pelo CRAS Cabanas em Mariana com objetivo de inserir mulheres em condições de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Assim que elas iniciaram o próprio negócio percebeu-se a necessidade de conhecimentos mínimos de gestão, tendo em vista que muitos empreendimentos nascem, mas não perduram devido a essa lacuna de conhecimentos. Basicamente o projeto consiste em aulas expositivas, dinâmicas, participativas e oficinas relacionadas ao empreendedorismo aos grupos de mulheres que estão sendo contempladas com o programa. Neste semestre a previsão foi de 03 turmas de manipulador de alimentos, 02 turmas de camareiras, 01turma de artesanato e 01 turma de higiene. Os cursos são ministrados pelos estudantes que participam do projeto e, além disso, realizam pesquisa da viabilidade do negócio. Deste modo, procurou-se atingir os principais objetivos como: conceituar empreendedorismo e suas aplicações, auxiliar as mulheres em suas condições de vulnerabilidade social para melhor se adequarem no mercado de trabalho, e contribuir com o CRAS na formação das mulheres na melhoria da renda familiar e da autoestima. Apesar de apenas três mulheres terem participado das aulas, conclui-se que as mesmas desenvolveram o anseio de começar a trabalhar e serem independentes. Porém, não houve o desejo de constituírem um negócio em conjunto como associação ou cooperativa.
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