Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Proteção solar na infância: ações educativas e preventivas em escolas públicas no Município de Ouro Preto.
Autores
TAIS APARECIDA COELHO (Colaborador)
Geraldo Magela Magalhaes (Orientador)
TALITA RIBEIRO MONTEIRO (Colaborador)
AMANDA LEAL BRANGIONI (Colaborador)
NATALIA FARIA MESQUITA (Autor)
Resumo
Introdução: Nas últimas décadas, a incidência de câncer de pele aumentou significativamente, sendo bem documentada a associação entre exposição à radiação solar e neoplasias cutâneas. A infância e a adolescência são os períodos da vida em que se passa maior parte do tempo ao ar livre, sendo que aos 18 anos, a maioria das pessoas já recebeu 50% a 80% da radiação solar esperada em toda a sua vida. Metodologia: O projeto está sendo executado na Escola Municipal Alfredo Baeta. Haverá participação de, aproximadamente, 175 crianças com idade entre 06 e 11 anos, matriculadas no Ensino Fundamental. Estão sendo realizadas palestras educativas e a exposição de um vídeo, ambos enfatizando os efeitos da radiação solar e as medidas preventivas existentes, além da aplicação de questionários no intuito de avaliar a aprendizagem acerca do tema abordado. Redação: A exposição das crianças ao sol difere da dos adultos, pois elas despendem grande parte de seu tempo em atividades externas e, acabam por receber proporções maiores de radiação solar num curto intervalo de tempo. Existem evidências científicas de que a implementação de modelos educacionais promovem pequenas modificações no comportamento das crianças. Essas intervenções trariam, gradualmente, uma redução significativa do risco de desenvolver câncer de pele, reduzindo os gastos públicos com esse problema de saúde. Resultados: O projeto encontra-se em andamento, com ações ainda pendentes. Foram realizadas visitas à Escola para programação das intervenções e encontros com os alunos, nos quais se discutiu temas relacionados à prevenção da exposição à radiação solar. Também foram aplicados questionários com as turmas já trabalhadas. Conclusão: Ações para o público infantil exigem uma maior participação da escola. A educação das crianças deve ser direcionada a cada faixa etária com enfoques diferentes, uma vez que o seu processo de crescimento e desenvolvimento é variável fundamental na transmissão do conhecimento.
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