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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Sou Mais Juventude
Autores
Jaqueline Soares Domingues (Autor)
Claudia Braga de Andrade (Orientador)
NATHALIA DE FATIMA MOREIRA (Co-Autor)
NATANE HELOISA PEREIRA GENEROSO (Co-Autor)
ISABELLA CHRISTINA DE JESUS SILVA (Co-Autor)
Resumo
O Sou Mais Juventude é um Projeto de Extensão integrante do Programa Caleidoscópio, buscando a construção coletiva e horizontal de uma política de juventudes na UFOP. O Projeto mobiliza Unidades, Institutos e Departamentos para ações de cunho acadêmico, político e cultural proporcionando aos jovens a centralidade de suas ações e intervenções. O Projeto surgiu em 2012 após o falecimento de dois alunos da UFOP em função de excessos com álcool e drogas. O projeto propõe o distanciamento de discussões moralistas e classificatórias quando busca refletir sobre representações construídas acerca da juventude no contexto universitário. O projeto conta com a participação de professores, alunos e técnicos administrativos, além da participação da PROGRAD, PROEx, PRACE e ACI, compondo um comitê gestor. Este comitê busca trabalhar a partir de uma perspectiva multidisciplinar quando são discutidas as estratégias que possibilitem a mobilização do contexto universitário nos espaços de discussão. Outra forma de metodologia utilizada são as reuniões ampliadas que acontecem uma vez por mês, contando com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos, visando discutir políticas e perspectivas que envolvem ações para a composição dos eventos. Como resultados, em mais de três anos de existência, o Sou Mais Juventude proporcionou seis eventos nos 3 campi da universidade. Suas realizações totalizam 46 mesas, 18 atividades culturais e 16 oficinas. Esse conjunto de atividades proporcionou aos alunos, professores, técnicos e comunidade um lugar de discussão sobre questões que afetam tanto o espaço universitário como a cidade. Outro ganho do projeto foi uma maior participação por parte de membros da academia. Assim, busca-se a construção de possíveis saídas para lidar com o mal-estar na contemporaneidade e assim o projeto funciona como catalizador de demandas e discussões impulsionadas pelo corpo discente e docente indo além de suas motivações iniciais.
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