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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Laboratório de Agenciamento Turístico: Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Ouro Preto, MG.
Autores
ANA CAROLINA DA SILVA (Autor)
LUIZ CLAUDIO ALVES VIANA (Autor)
Ricardo Eustaquio Fonseca Filho (Orientador)
LIVIA ROSSI E SILVA (Co-Autor)
EMILIA GABRIELA SILVA MORAES (Co-Autor)
Resumo
Os receptivos são parte do agenciamento turístico, responsáveis pelo contato inicial do visitante no local visitado. Embora patrimônio da humanidade e destino indutor do turismo regional brasileiro, Ouro Preto (MG) não possuía um receptivo público oficial. O curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por sua vez não possuía um laboratório para a intermediação de serviços turísticos. Assim, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Ouro Preto (MG) foi proposto inicialmente como um laboratório de agenciamento turístico receptivo público oficial da Prefeitura de Ouro Preto (Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio) localizado no Terminal Rodoviário 8 de Julho, no distrito-sede. Além do convênio a metodologia consiste em: revisão bibliográfica e digital; seleção e treinamento da equipe; sensibilização da comunidade; receptivo turístico público; e pesquisa de oferta e demanda. Os resultados preliminares da demanda, por meio da tabulação do registro do livro de visitantes de 15/08 a 31/08 são: houve 287 atendimentos representando 686 visitantes (agrupamento médio de 2,4); sendo a maioria (46%) em fins de semana; 37% de internacionais (21% franceses); dos domésticos a maioria (23%) é de MG, seguidos de SP (10%) e RJ (8%), em sua maioria das capitais; 45% é excursionista; média de pernoite de 2,67; e o principal serviço utilizado é de solicitação de folheteria, em especial mapa (62%), seguido de hospedagem (16%) e transporte/acesso (13%). Conclui-se que o CAT atingiu em parte seus objetivos, contribuído para a profissionalização do turismo no município. Percebe-se a necessidade de maior sensibilização com parte do trade turístico, em especial o guiamento turístico. Espera-se que o estudante, ora agente de informações turísticas, aprenda na prática o fazer-saber, incrementando a experiência do visitante com melhor atendimento no que tange as informações turísticas, contribuindo para a sustentabilidade do turismo.
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