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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA SISTEMATIZADA DA COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA
Autores
Wanda Maria Costa Braga (Autor)
Siomara Aparecida da Silva (Orientador)
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar se os treinos de jogos esportivos coletivos apresentam indícios de planejamento e sistematização. Foram filmados 36 treinos de um programa social de cunho esportivo da cidade de Ouro Preto- MG, estes ocorriam três vezes por semana e tinham duração de 60 minutos cada. Para o desenvolvimento da capacidade de jogo é necessário que os treinos desenvolvam as capacidades táticas, técnica e coordenativas associadas aos jogos de inteligência tática, organizados em processos de aprendizagem e treinamento tático e motor. Os conteúdos dos treinos verificados nas filmagens foram cronometrados e tabulados em uma planilha de excel que extraiu o percentual do total de 36 treinos. De acordo com os resultados foi possível perceber que 41,21% dos treinos correspondeu à conversa (realização da chamada, organização da turma, explicação de atividades, mudança de parâmetros dos conteúdos e fechamento do treino). O tempo de atividades para o desenvolvimento dos conteúdos da capacidade de jogo correspondeu a 58,79%. Deste tempo 27,80% foram destinados aos conteúdos da Aprendizagem Tática e 30,99% à conteúdos da Aprendizagem Motora. Foram percebidos traços de planejamento baseado na proposta da Metodologia da Iniciação Esportiva Universal. E o tempo de prática destinado à realização de atividades foi maior que o tempo de conversa sendo que o percentual dos conteúdos de aprendizagem motora e tática foram semelhante.
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