Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Educação científica no ensino fundamental: abordagens e práticas
Autores
Adriana Pedrosa Diniz (Autor)
Guilherme da Silva Lima (Orientador)
Resumo
O presente projeto está sendo realizado com os professores de ciências da rede municipal de ensino de Ouro Preto, cujo objetivo é oferecer formação em exercício para os professores participantes. Nosso projeto foi proposto após muitas conversas com a secretaria de educação, que indicaram o interesse e mobilizaram ações para torná-lo realidade. Além disso, foi feito um levantamento das necessidades formativas dos professores de ciências, que nos indicou grande interesse em participar de cursos de formação em exercício. Os encontros são mensais e conta com o apoio da secretaria de educação, que libera todos os professores de suas atividades escolares para a participação do curso. Por meio de reuniões com os professores visamos produzir situações que promovam análises e discussões acerca das abordagens e práticas de ensino existentes, quais delas estão sendo adotadas pelos mesmos, bem como o debate sobre os problemas enfrentados na sala de aula. Observa-se que ainda se faz presente no ensino público o uso do ensino tradicional, no qual o professor é o único transmissor do conhecimento e os alunos ficam em uma posição passiva em que se espera armazenar grande parte do conteúdo ensinado pelo professor. Esse cenário é preocupante uma vez que a maioria dos professores concorda que o ensino tradicional é ultrapassado e nem sempre capaz de promover a formação para a cidadania. O presente projeto busca ampliar o domínio sobre as abordagens e técnicas de ensino existentes e discutir meios para implantar essas técnicas na sala de aula de forma que o professor possa repensar sua metodologia e buscar estratégias que possam contribuir para a formação de cidadãos. Temos como meta, juntamente com os professores participante, elaborar um documento para balizar a política educacional de Ouro Preto e contribuir com a produção de políticas municipais que corroborem para a melhoria da qualidade da educação e das condições de trabalho dos professores.
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