Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: ENGENHARIAS
Subárea: Engenharia de Produção
Título |
Análise das melhores práticas de inovação no desenvolvimento de produtos |
Autores |
LARISSA BATISTA ALVARENGA ASSIS (Autor) MIRELLI DE CASTRO CESARIO (Autor) Natalia Luisa Felicio Macedo (Orientador) |
Resumo |
A elaboração de novos produtos propicia a viabilidade das empresas aumentarem sua competitividade e lucratividade no mercado. Porém, o processo de inovação de produtos é extremamente complexo e envolve uma efetiva gestão em diversas atividades. E apesar de existirem muitas tecnologias e técnicas na tentativa de aumentar a eficácia deste processo, novos projetos têm uma alta probabilidade de falha. O desenvolvimento de novos produtos vem sendo considerado como um meio importante para a criação e sustentação da competitividade. Para muitas indústrias, a realização de esforços nessa área é um fator estratégico e necessário para continuar atuando no mercado. O presente estudo objetiva conhecer a forma que são utilizadas as técnicas e tecnologias de inovação no processo de desenvolvimento de produtos em empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Esta pesquisa teve como estudo de caso empresas de diferentes segmentos: consultoria e auditoria, armazenagem, moda feminina, bebidas, alimentício. Sendo que para coleta de dados foram encaminhados aos funcionários das empresas, cujos segmentos foram citados, um questionário elaborado pelos autores Cormican e Sullivan (2004) considerando um modelo de melhores práticas e scorecard. A análise do estudo revelou que as empresas demonstram traços diferentes principalmente diante da dimensão de cada uma, por exemplo, uma grande empresa não consegue que aconteça uma participação de todos seus funcionários para geração de ideias como uma microempresa. Assim como as equipes são menores em uma microempresa e não tem a capacidade de conseguir uma equipe multifuncional como nas grandes empresas. Pode-se perceber que essas variações somente ocorrem no que tange ao tamanho das empresas e não a sua área de atuação. |