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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
JUVENTUDE E ESCOLA: O SENTIDO DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Autores
Nayara Alves Batista (Autor)
Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (Orientador)
Resumo
O objetivo desta pesquisa, desenvolvida numa Escola Estadual localizada na região periférica da zona Oeste da cidade de Marília, consiste na problematização da produção de sentido da disciplina de Sociologia para estudantes do ensino médio e suas implicações na relação ensino-aprendizagem, na sociedade capitalista atual. A escola atual tem passado por uma crise de sentidos e significados, pois carrega o significado social de local de produção e socialização de conhecimentos, mas parece ter perdido o seu sentido para a juventude atual. Distante das necessidades mais elementares dessa juventude e frente suas dificuldades em garantir a apropriação de conteúdos curriculares básicos por esses jovens, a escola tem se restringido a sua função socializadora. Na perspectiva da Teoria Histórico Cultural, foi realizada a análise sociológica da escola, que permitiu a elaboração de um diagnóstico inicial sobre o perfil sociocultural da mesma, utilizamos ainda a Espiral, instrumento apreendedor de características e demandas dos alunos ─ frente a escola e os conteúdos da disciplina ─ , que orientaram o planejamento das atividades pedagógicas Hiato e Linha de Produção de Celulares, para discutir as temáticas Estado, Movimentos Sociais e Trabalho. O resultado junto aos alunos foi o envolvimento dos mesmos nas atividades e o retorno dado de forma escrita pelos estudantes, por meio do qual foi possível perceber a apreensão dos conteúdos. As Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia trazem princípios norteadores como Desnaturalização e Estranhamento, que não se materializam nos Cadernos do SP faz Escola, material apostilado da SEE/SP que apresenta os conteúdos de forma rasa, fragmentada e distante da realidade social dos estudantes, que acabam negando os mesmos e o espaço escolar como elementos constitutivos de sua formação. O grande desafio, possível de ser realizado, é o desenvolvimento de atividades pedagógicas que respondam às necessidades desta juventude.
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