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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Econômicas

Título
O PAPEL DA CEPAL NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA AMÉRICA LATINA: estudos a partir de um projeto de ensino
Autores
Fágner João Maia Medeiros (Autor)
Alexandre Giraldi (Co-Autor)
Alessandra Troian (Orientador)
Resumo
O ano de 1948 tem relevante significado para a América Latina, já que a data marca a criação da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal). Desde a constituição, a comissão teve papel preponderante no processo de superação do subdesenvolvimento dos países latino-americanos. Reconhecendo a significância da Cepal, formou-se um grupo de estudos a partir de um projeto de ensino vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Santana do Livramento-RS. Com o intuito de criar um ambiente de discussão sobre o assunto, o projeto oportunizou a ampliação do conhecimento acerca do funcionamento, das teses e contribuições de economistas renomados, a saber: Raúl Prebisch, Celso Furtado, Jorge Ahumada, entre outros. Metodologicamente o projeto contou com um levantamento bibliográfico e encontros presenciais com duração de duas horas cada, realizados quinzenalmente de janeiro a abril de 2015. Cada encontro contou com um estudante responsável por apresentar e conduzir as discussões das problemáticas definidas previamente. As discussões partiram da criação da Cepal, atuando sob o modelo de desenvolvimento hacia dentro, seguindo até atuação do órgão na contemporaneidade, no qual, a década de 1990 marca uma ruptura ideológica em seu posicionamento. Uma vez que substituir importações se torna insustentável junto a crise da dívida, e a ascensão do liberalismo tende a uma nova estrutura voltada hacia fuera, porém aderindo um caráter social no desenvolvimento da América Latina, pensando na equidade. Destarte, o conhecimento e a experiência acadêmica adquirida por meio dos encontros via debates e discussões é o principal resultado obtido, junto ao desenvolvimento do senso crítico dos discentes envolvidos no projeto. Como principal conclusão, pode-se mencionar que o projeto cumpriu o objetivo inicial de criar um espaço para discutir as principais contribuições da Cepal para o desenvolvimento da América Latina, e os demais assuntos que tangem o órgão.
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