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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
MODA E IMAGEM NA COMUNICAÇÃO REGIONAL CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE IMAGÉTICA DO SUPLEMENTO DE MODA FASHION D, DA REVISTA D MARÍLIA
Autores
Danieli Assunção Cardozo (Autor)
Resumo
Na história da humanidade é fato que o corpo foi recoberto, de acordo com o tempo e o espaço. Assim, é possível afirmar que a moda é uma referência para o estudo da sociologia, o que permite diversas possibilidades para a análise dos grupos sociais e de suas influências sobre o indivíduo. A indumentária fornece os artifícios para indicar a importância das pessoas e a emissão de julgamentos com base no que estão vestindo, propiciando um discurso histórico, econômico, etnológico e tecnológico, sendo um “sistema de signos” por meio do qual o ser humano delineia a sua posição no mundo e a sua relação com ele. Este projeto pesquisa os aspectos da indumentária feminina da sociedade mariliense contemporânea, tomando como instrumento de análise de uma edição da Revista Fashion D, parte integrante da edição nº. 51, de julho de 2015, da Revista D Marília, periódico regional bimestral. A pesquisa se utiliza de análise de conteúdo dos editoriais de moda do caderno citado, com base na análise semiótica da imagem. Assim, a análise iconográfica da referida editoria é complementada pela análise iconológica dos signos contidos enquanto informação e, também, publicidade de moda. Esta pesquisa identifica, analisa e interpreta as mudanças estéticas, no sentido de compreender como as mensagens visuais foram construídas. A pesquisa, ainda em processo de análise, já pode perceber o quanto o “fazer revista de moda”, tanto para o nicho regional, quanto como o fazem as grandes publicações, são semelhantes nos artifícios utilizados para atender seus objetivos, como a exploração imagética até outros aspectos iconográficos.
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