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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
INSERÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA NO MUNDO DO TRABALHO: REFLEXÕES GERAIS A PARTIR DE PERSPECTIVAS PSICOLÓGICAS E INSTITUCIONAIS
Autores
Ana Carolina Nascimento Silva (Autor)
Cláudio Roberto Brocanelli (Orientador)
Resumo
A presente pesquisa buscou compreender a inserção precoce da criança no mundo do trabalho a partir da perspectiva psicológica – utilizando proposições vygotskyanas- e institucional – com as instituições de atendimento. Utilizou-se para a elaboração do trabalho, artigos e textos que remetem e colaboram significantemente para a problematização do tema. Destacou-se a importância da infância, e como o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, cognitivo e da personalidade da criança. Tendo como locus de trabalho a rua, a criança muitas vezes depois de um tempo, passa a integrar alguma instituição de atendimento, portanto, buscamos compreender a partir de reflexões mais gerais, o que acontece com essa criança antes de entrar na instituição, o que a leva a inserir-se precocemente no mundo do trabalho analisando as diversas condições para isso, levando em conta que as mesmas (crianças) fazem parte de uma sociedade dividida em classes, a capitalista. Além disso, a posição das pessoas que trabalham nessas instituições diante da realidade de ter que lidar com pessoas em desenvolvimento que vieram dessa condição, e mais, o que acontece com a criança quando ela sai da instituição, os desafios de voltar para uma realidade na qual muitas dessas crianças não gostariam de voltar, e como elas lidam com esse retorno e com o meio. Concluiu-se que a inserção precoce da criança no mundo do trabalho faz com que a mesma mude internamente (internalizando e naturalizando características incomuns para a faixa etária), o que gera uma substancial alteração no seu contato com o meio social e cultural na qual está inserida.
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