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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Outra

Título
COMUNICAÇÃO MUSEOLOGICA: Uma análise nos Websites de Museus Afro Brasileiros
Autores
Nandia Leticia Freitas Rodrigues (Autor)
Maria José Vicentini Jorente (Orientador)
Resumo
O uso de Websites como ferramenta de comunicação por instituições museológicas possibilita maior visibilidade às instituições, atrai novos públicos e atua no processo de mediação de informação e cultura para o usuário. O presente estudo busca, por meio da Ciência da Informação e disciplinas correlatas, analisar e compreender como a informação vem sendo disponibilizada nos Websites dos principais Museus Afro do Brasil, além de propor uma reflexão sobre a importância do resgate histórico e da preservação da memória e cultura negra e afro-brasileira. Neste sentido, a problemática da pesquisa se constrói a partir da indagação: quais seriam os atributos necessários e indispensáveis para que, os Websites de instituições museológicas atuem com eficiência e eficácia na realização do seu papel informacional dentro do ambiente Web. Objetiva-se, por tanto, neste projeto, analisar os portais de seis instituições museológicas Afro-brasileiras: Museu Afro Brasil, Museu Afro-Brasileiro, Museu da Abolição, Museu do Negro, Museu do Homem do Nordeste, Museu do Homem de Sergipe. Avaliando aspectos relativos à qualidade de serviços e informação oferecidos no ambiente Web, navegação, conteúdo e design da informação. A metodologia aplicada concentra-se na execução de estudo teórico exploratório da literatura do tema proposto e a análise das informações contidas no ambiente Web de cada um dos museus a serem estudados. Dentro de tal perspectiva foi realizado um primeiro diagnóstico em relação à qualidade e capacidade de interatividade dos Websites das seis instituições museológicas. Os resultados parciais indicam que os websites dos museus analisados utilizam-se, ainda, de um modelo informacional na ambiência virtual caracterizado como Web 1.0, ou seja, ambientes virtuais estáticos, configurados como catálogos e guias e que não oferecem interatividade ao usuário. Espera-se que a partir dos estudos realizados sobre o tema e a análise dos Websites possa se chegar a um diagnóstico preciso.
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