Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências da Informação

Título
A experiência do docente como fator influenciador no comportamento informacional de pós-graduandos em Educação
Autores
Gislaine Kessia Teixeira Reis (Autor)
Helen de Castro Silva Casarin (Orientador)
Resumo
Este trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre o comportamento informacional de pós-graduandos em Educação desenvolvida a cerca de seis anos pela Professora Dr. Helen de Castro Silva Casarin; atualmente a mesma possui um projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ que visa identificar se o comportamento informacional de pesquisadores nessa área influi no comportamento dos pós-graduandos. O objetivo geral é caracterizar o comportamento informacional dos docentes a fim de identificar se a experiência dos mesmos é um fator que influencia o comportamento de seus orientandos frente à busca de informação, já os objetivos específicos buscam identificar “se” e como as orientações realizadas pelos docentes influenciam seus orientandos, buscando saber as instruções partilhadas com os mesmos e a postura que o docente adota ao orientá-los se possui diferença entre alunos de mestrado e doutorado, a partir da caracterização do grupo pretende-se fazer correlações entre as respostas para, dessa forma, obter conclusões. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa; a técnica adotada para a coleta de dados foi o questionário eletrônico através da ferramenta SurveyMonkey; o questionário, por sua vez, foi enviado aos professores dos programas de pós-graduação em Educação do Brasil. Participaram da pesquisa 62 sujeitos, sendo 10 homens e 52 mulheres; a pesquisa encontra-se na fase de tabulação de dados, após realizaremos a análise dos dados. Traçar os fatores que influenciam o comportamento informacional de pós-graduandos em Educação torna o desenvolvimento da pesquisa importante, uma vez que o universo da pesquisa são futuros pesquisadores, dessa forma, no decorrer de sua vida acadêmica precisará cada vez mais dos serviços oferecidos pela biblioteca que, por sua vez, precisa conhecer as necessidades informacionais, bem como o comportamento informacional desses usuários para criar ou aprimorar os serviços.
Voltar Visualizar PDF