Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Filosofia

Título
Reflexões a partir da dimensão filosófica da educação: a necessidade de um novo paradigma educacional Latinoamericano.
Autores
LESLYDAYANA ZABALA LANCHEROS (Autor)
Resumo
A nível mundial, o processo de formação tem mostrado que o argumento foi substituído pelo produto devido a interesses empresariais que asediam a educação. Consequentemente, todas as discussões pedagógicas são reduzidas em termos de produção, qualidade, competitividade, rentabilidade e progresso; o que tornou impossível refletir sobre um dos pilares dessa prática social, a condição humana. Portanto, o objetivo deste trabalho é destacar a importância da dimensão filosófica da pedagogia, e como isso permite pensar os processos de formação em termos críticos, reflexivos e proposicionais. Para atingir este fim, o trabalho visa mostrar a importância de revitalizar a relação entre filosofia e pedagogia, abordando a necessidade de uma mudança epistemológica no campo da educação; juntamente com contribuições que nos fornecem a pedagogia da libertação proposta principalmente por Paulo Freire, finalmente, indicando o efeito dessas reflexões sobre a formação de sujeitos colombianos no contexto da atual situação de negociações de paz. Em conclusão, gostaria de mencionar a importância de reconhecer o impacto que a filosofia pode ter na vida dos seres humanos. Da mesma forma como a pedagogia exige critérios de nível epistemológico para orientar seu trabalho no campo da educação. Para tentar contribuir com a construção de uma educação que responda às necessidades sociais específicas da América Latina, é importante rever a acumulação de ideias, filosóficas e pedagógicas, de nossos pensadores. Desta forma, o resgate de correntes de pensamento na região contribui para a construção de um paradigma educacional latino-americano.
Voltar Visualizar PDF