Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Ciência da Computação

Título
UniView: Tour Virtual em 360°
Autores
Moisés Henrique Ramos Pereira (Orientador)
Bruno Santos Oliveira (Autor)
Dalton Messias França (Autor)
Deborah Moreira Bertoni da SIlva (Autor)
Nacip Gonçalves Amaral (Autor)
Rafael Moura Gonçalves (Autor)
Vitória Regia Bicalho Sibinelli Silva (Autor)
Resumo
Com o rápido crescimento das aplicações na internet, a utilização de softwares e hipermídias web estão ficando cada vez mais interativas e atrativas, em especial pela possibilidade de promover um tour virtual por meio da manipulação de imagens panorâmicas de um determinado local como importante estratégia de marketing. O tour virtual é feito com a interligação de imagens em 360° que promove aos usuários a sensação de imersão em realidade aumentada de um ambiente específico. Para este trabalho, foi desenvolvido o projeto de criar um Tour Virtual em 360° para o campus Estoril do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) que apresenta fotos tiradas por meio de câmeras semiprofissionais juntamente com tripés, que são usados como suporte. Após a captura das fotos, são utilizados os softwares Autopano, para fazer a união das imagens para uma foto final em formato equirrectangular; e Photoshop, para correções e ajustes de possíveis falhas encontradas. Além disso, a perspectiva de imersão é criada por meio de Javascript/JQuery sobre a junção dos pontos de controle da imagem. O projeto final é disponibilizado em um site HTML e compatível com dispositivos móveis, possibilitando a navegação por meio de um Tour Virtual em 360º do local. Existem alguns fatores que são levados em consideração para a obtenção das imagens, tais como o fluxo de pessoas, a iluminação e as condições climáticas (no caso de áreas externas). O projeto proposto se mostra totalmente extensível para aplicação a outros estabelecimentos e instituições que busquem por um diferencial em suas ações de marketing a fim de obter uma maior captação e interação de seus clientes e potenciais usuários.
Voltar Visualizar PDF