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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
A permanência da História tradicional nas escolas e o porquê da História Nova não usada como metodologia de ensino
Autores
Ana Caroline de Oliveira (Autor)
Resumo
A História Tradicional é ainda permanecida e ensinada por escolas. Essa história, descarta diversas lutas, resistências e movimentos seria uma perspectiva superficial vista de cima que diz respeito somente à história política, a história de grandes homens, grandes heróis. Essa tradicional seria um paradigma de senso comum, e tem sido considerada a maneira de fazer história. Em contraposição a Historia Tradicional, surge a Historia Nova com a escola de Annales, na qual toda atividade humana é portadora de história, por isso usa a expressão “história total”. A pesquisa que consta em andamento, tem como objetivo relacionar o modo em que a História permanece sendo ensinada tradicionalmente nas escolas. Sendo de natureza histórica e analítica, realizada com base na pesquisa bibliográfica, análise ao material didático apresentando a ignoração da história de resistência e lutas dos índios, na qual, o material apresenta a relação índio/europeu de forma a pensar que a aceitação da escravidão aos índios foi de forma boa e amigável. Concluí, portanto após o debate do texto de Peter Burke " A escrita da História" Introdução : A História Nova e análise do material didático, pode-se perceber que a História Tradicional é passada sem saber realmente o contexto verdadeiro da História, como a dos índios por exemplo e também por ser de caráter decorativo com muitas datas e nomes também encontrado no material didático. Com a História Nova introduzida nas escolas iria proporcionar aos estudantes, personagens que contribuíram para a história, que muitas vezes são descartados, esquecidos pela história tradicional onde somente se foca na história da política. Também não podemos deixar de falar que é ensinado desta forma tradicional pelo fato, de que é focado no que é exigido pelo vestibular, ambas em escola pública e privada. Tendo distinção na privada por ser a história ensinada separada, história geral e história do Brasil.
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