Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Estratégias de aprendizagem para a superação de dificuldades de leitura e escrita com alunos do ensino médio paulista
Autores
Vanessa Simões Ribeiro (Autor)
Resumo
O presente trabalho apresenta as possibilidades de construção de novas estratégias de aprendizagem no processo de leitura e escrita com jovens do Ensino Médio a partir de temas da área da Sociologia. O trabalho está sendo desenvolvido em uma escola pública, a partir da inserção do Programa Núcleo de Ensino, em conjunto com outros projetos do PIBIC-Jr: “Alunos Autores: criação de revista científica no ensino médio” e “Blog e Jornal na Escola Pública: estratégias para superar dificuldades de leitura e escrita” envolvendo seis bolsistas de diferentes turmas do 2º ano do Ensino Médio. A necessidade do projeto se mostra em articular a universidade e a escola pública para apresentar como horizonte a melhoria da educação básica, através da inserção de novos instrumentos e ferramentas para auxiliar na apropriação de um conhecimento mais elaborado, visando superar as dificuldades de leitura e escrita, proporcionando uma formação para que eles sejam valorizados em suas experiências e vivências no mundo. Para tanto, com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizaram-se discussões em reuniões periódicas, referências teóricas que possibilitaram uma apropriação de conceitos sobre os diferentes gêneros textuais para elaboração de textos autorais, que serão publicados na revista científica. Para a elaboração do blog e futuramente do jornal, foram desenvolvidos e aplicados questionários para captar os anseios dos jovens da escola e definir o conteúdo dos textos a serem postados. Os temas mais citados, como trabalho e vestibular, foram utilizados em diferentes textos elaborados pelos bolsistas. Percebe-se, desse modo, que para proporcionar um crescimento cognitivo e afetivo visando um desenvolvimento humano do jovem é necessário garantir a apropriação dos conhecimentos básicos e científicos, impulsionando a aprendizagem a partir da utilização de instrumentos e ferramentas que possibilitem que o estudante possa se tornar sujeito de seu próprio processo de ensino e aprendizagem.
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