Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Fonaudiologia
Título |
Promoção da Saúde Auditiva na Educação Infantil no contexto do Programa Saúde na Escola |
Autores |
Janaina Maria Alves da costa (Autor) Luciana Tavares Sebastião (Autor) Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador) Camila Cristina Camilo Mendes (Colaborador) Maria Cecília Bayer Pereira (Colaborador) |
Resumo |
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa reforçar a prevenção à saúde de alunos da Educação Básica. A adesão ao PSE em Marília foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde em 2013. Desde 2014 docentes e discentes do Curso de Fonoaudiologia da Unesp/Campus de Marília desenvolvem ações no contexto deste Programa em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Dentre as ações desenvolvidas destacamos a avaliação das condições de saúde auditiva dos alunos por meio de questionários com os pais que visam identificar queixas sugestivas da ocorrência de problemas e auditivos nos alunos. Nos casos em que forem identificadas tais queixas, os escolares serão encaminhados para avaliações especializadas (médica e/ou fonoaudiológica). Foram enviados XX questionários para serem respondidos em casa por pais de alunos de classes de Infantil II. Os dados estão em fase de tabulação e análise. O trabalho envolve ainda procedimentos que contemplam o segundo componente do PSE, ou seja, a realização de ações de prevenção e de promoção da saúde por meio de ações de educação em saúde que visam à construção de conhecimentos sobre saúde auditiva na infância. As ações de educação em saúde são desenvolvidas em três encontros em que são abordadas informações sobre estruturas e funcionamento do sistema auditivo, bem como problemas auditivos e otológicos freqüentes na infância, com ênfase na otite média devido à sua grande incidência na faixa etária atendida pela Educação Infantil. São também abordadas estratégias que visam minimizar as dificuldades auditivas enfrentadas por crianças quando da ocorrência de problemas otológicos e/ou auditivos. Participar do PSE proporciona aos discentes envolvidos experiência no trabalho multiprofissional e intersetorial, bem como possibilita vivenciar a atuação do fonoaudiólogo na área da Fonoaudiologia Educacional, uma das áreas de especialidade deste profissional. Além disso, a participação no Projeto permitiu formação na área de pesquisa e extensão universitária. |