Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Fonaudiologia

Título
Promoção da Saúde Auditiva na Educação Infantil no contexto do Programa Saúde na Escola
Autores
Janaina Maria Alves da costa (Autor)
Luciana Tavares Sebastião (Autor)
Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador)
Camila Cristina Camilo Mendes (Colaborador)
Maria Cecília Bayer Pereira (Colaborador)
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa reforçar a prevenção à saúde de alunos da Educação Básica. A adesão ao PSE em Marília foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde em 2013. Desde 2014 docentes e discentes do Curso de Fonoaudiologia da Unesp/Campus de Marília desenvolvem ações no contexto deste Programa em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Dentre as ações desenvolvidas destacamos a avaliação das condições de saúde auditiva dos alunos por meio de questionários com os pais que visam identificar queixas sugestivas da ocorrência de problemas e auditivos nos alunos. Nos casos em que forem identificadas tais queixas, os escolares serão encaminhados para avaliações especializadas (médica e/ou fonoaudiológica). Foram enviados XX questionários para serem respondidos em casa por pais de alunos de classes de Infantil II. Os dados estão em fase de tabulação e análise. O trabalho envolve ainda procedimentos que contemplam o segundo componente do PSE, ou seja, a realização de ações de prevenção e de promoção da saúde por meio de ações de educação em saúde que visam à construção de conhecimentos sobre saúde auditiva na infância. As ações de educação em saúde são desenvolvidas em três encontros em que são abordadas informações sobre estruturas e funcionamento do sistema auditivo, bem como problemas auditivos e otológicos freqüentes na infância, com ênfase na otite média devido à sua grande incidência na faixa etária atendida pela Educação Infantil. São também abordadas estratégias que visam minimizar as dificuldades auditivas enfrentadas por crianças quando da ocorrência de problemas otológicos e/ou auditivos. Participar do PSE proporciona aos discentes envolvidos experiência no trabalho multiprofissional e intersetorial, bem como possibilita vivenciar a atuação do fonoaudiólogo na área da Fonoaudiologia Educacional, uma das áreas de especialidade deste profissional. Além disso, a participação no Projeto permitiu formação na área de pesquisa e extensão universitária.
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