Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Formação do pensamento teórico no educando adulto
Autores
Fátima Milena Monteiro (Autor)
José Carlos Miguel (Orientador)
Resumo
O estudo aqui apresentado discute uma das ações desenvolvidas no contexto do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), da Faculdade de Filosofia e Ciências, FFC, Unesp, campus de Marília. O PEJA se propõe principalmente à alfabetização de pessoas jovens e adultas sendo que essa turma é composta, em sua maior parte, por mulheres e a sala de aula é instalada na Unidade Básica de Saúde do Bairro JK (UBS-JK). Tendo como foco a escrita significativa e sua prática, o estudo objetivou buscar compreendê-las na visão dessas mulheres, que estão imersas na sociedade letrada. Partindo de relatos de situações reais vivenciadas, este trabalho apresenta uma análise acerca do planejamento de ensino na turma de educação de jovens e adultos mencionada. Ao longo do texto descreveremos as atividades desenvolvidas durante as aulas e apresentaremos uma reflexão fundamentada em referenciais teóricos que discutem o ensino e a educação de jovens e adultos. Por meio do trabalho desenvolvido nos encontros, a cada aula, com diversos tipos de atividades, procuramos considerar o ponto de vista das alunas, tomando como base metodológica relatos de alguns aspectos de suas histórias de vida; ao mesmo tempo, tais relatos eram considerados em suas possibilidades criativas para a aprendizagem e uma aproximação do que poderia ser uma escrita significativa, para as próprias mulheres. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como sujeitos participantes, alunas, educadores e os pesquisadores. Para desenvolver a pesquisa utilizamo-nos de relatos orais como recurso teórico-metodológico. Compõem o material de análise as produções escritas das educandas e os registros em diário de campo das atividades realizadas e observações pelos pesquisadores. Focaremos o trabalho na necessidade que temos em conhecer o educando - idade, gênero, experiências de vida, entre outras, para que dessa forma o conteúdo seja significativo.
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