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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquivologia

Título
Oficina de Classificação: O contributo das atividades de apoio ao ensino na graduação
Autores
Mariana Bueno Costa (Autor)
Luan Henrique Giroto (Autor)
Rosângela Formentini Caldas (Orientador)
Resumo
Dentro das universidades, alguns aspectos não conseguem abordar todas as carências dos alunos no que diz respeito à grade curricular. Diante desse contexto, o Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia (PET), que está pautado nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, busca conhecer as necessidades dos alunos de Arquivologia e Biblioteconomia a fim de desenvolver suas habilidades e competências profissionais e, consequentemente, colaborando para aprimoramento do ensino dentro da universidade. Os eventos promovidos pelo grupo são de caráter científico e social que reforçam a aprendizagem e consolida novas ideias, proporcionando elementos para complementar a formação do estudante. Sendo assim, diante do fato de que os cursos da Universidade Estadual Paulista de Marília são reconhecidos pela produção em pesquisa científica, os alunos de arquivologia sentiram uma deficiência com relação à prática do profissional arquivista, logo, o grupo buscou oferecer uma oficina de Classificação, matéria primordial do curso, para que o estudante de arquivologia pudesse aplicar a teoria em situações que poderiam ocorrer na vida profissional. A oficina contou com uma professora doutora do departamento de Ciência da Informação que possui experiência profissional de mercado, dessa forma, a atividade foi realizada no período de quatro dias com duração de três horas, sendo esta uma atividade aberta aos estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de arquivologia. Com essa oficina foi possível contextualizar os alunos das diversas possibilidades que os arquivos podem ser classificados e organizados de acordo com as situações que ocorrem na rotina de trabalho dentro das organizações. Entende-se que esse tipo de atividade proporciona aos alunos experiências e suportes diferenciais durante a graduação através da convivência e troca de informações com profissionais da área, bem como contribui para que o graduando saia da universidade conhecendo todos aspectos da profissão escolhida.
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