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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Pedagogia e Psicagogia: reflexões de uma educação ética para outros modo de vida
Autores
Maria Angelica Pereira Matos (Autor)
Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados finais de pesquisa de iniciação científica (CNPq-PIBIC), desenvolvida como parte do programa Ética, acontecimento e pragmática de si: desafios da arte de viver a educação escolar. Este programa tem como objetivo geral mostrar, com base nas análises dos últimos cursos do filósofo francês Michel Foucault as raízes da filosofia antiga que nos possibilita pensar a formação de um educador ético para o presente. No livro "Hermenêutica do Sujeito" o filosofo volta nos gregos para mostrar outro modo de olhar as relações entre mestre e discípulo, esclarecendo a distinção entre a pedagogia moderna e a psicagogia. Foucault resgata na história o surgimento da pedagogia que se ancora pela condução pastoral, e em contrapartida apresenta a psicagogia. A educação psicagógica visa a relação parresiástica, que é o dizer verdadeiro como pratica de condução pelo mestre para encontrar a liberdade, constituiu na forma de alguns exercícios espirituais que auxiliam os sujeitos a ascender a uma forma de verdade, denominada parrhesia. A primeira consiste na transmissão da verdade para dotar de habilidades, conhecimentos e aptidões aqueles que não as possuem, enquanto que a segunda implica numa forma de aquisição da verdade alcançada pelo trabalho de si do sujeito e que resulta na sua própria transformação. Este outro caminho mostrado por Foucault recobra essa dimensão filosófica e psicagógica, no presente, que constitui um desafio para a ação e a formação docente, pois aludem ao preparo que pressuporiam uma atenção ao acontecimento, que escapa à racionalidade técnica adotada pelo ensino que implica necessariamente, a assunção de uma ética por parte do educador. Este é, a nosso ver, o crucial desafio à atividade do educador, como intelectual específico, no presente.
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