Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Subárea: Sistemas de Informação
Título |
Desenvolvimento de um aplicativo no Construct II para auxílio no processo de alfabetização. |
Autores |
André Luis Martins Azevedo (Autor) Grazielle Costa Santos (Orientador) Debora Maria Abrantes Costa (Orientador) Zulma Soares de Oliveira (Co-Autor) André Alves de Oliveira (Co-Autor) Anderson Geraldo Moreira Vieira (Co-Autor) |
Resumo |
A implementação de novas tecnologias de informação e comunicação em práticas pedagógicas em salas de aula auxilia positivamente no processo de ensino/aprendizagem. O uso dessas tecnologias aproxima os alunos dos professores e da matéria, fazendo com que eles se tornem mais ativos no processo de aprendizagem. Entre essas tecnologias, pode-se citar os aplicativos, que são softwares capazes de ajudar o usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação capaz de auxiliar na alfabetização de crianças entre 5 e 10 anos. Este aplicativo é um jogo, denominado “BIG, o robô separador de letras”, cuja função é separar letras em suas respectivas máquinas e pontuar o aluno em determinado contador de tempo. Ao finalizar o alfabeto, ele consegue a pontuação total do jogo. O usuário tem 120 segundos para executar a tarefa e o aplicativo finaliza pontuando até aquele momento. O jogo de interação e aprendizagem multiplataforma foi construído a partir do construct 2 e programas auxiliares como Corel Draw 6 e FLV Studio para desenvolvimento de software com base nos conceitos de gameficação. Para o desenvolvimento do aplicativo, também foram consideradas questões importantes como usabilidade e interação do aluno com a aplicação. Este foi padronizado de acordo as necessidades e atividades diárias de alunos, tendo como premissa a construção de valores morais, desenvolvimento intelectual e diversão no aprendizado. Além disso, o aplicativo foi testado pelo grupo e foi elaborado um tutorial de utilização que está disponível para ser aplicado nas instituições. Dessa forma, o aplicativo do jogo foi desenvolvido, está disponível para utilização em sala de aula e começou a ser implementado no colégio Cenecista Marcio Paulino e na APAE, ambos na cidade de Sete Lagoas. |