Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Outra

Título
A TERAPIA OCUPACIONAL NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE UM BEBÊ PREMATURO EXTREMO - UM ESTUDO DE CASO
Autores
Rosiane Martinez Frutuoso (Autor)
Andrea Rizzo dos Santos (Orientador)
Resumo
O desenvolvimento de um bebê depende de aspectos biológicos, comportamentais e ambientais, que estão diretamente ligados à maturação do Sistema Nervoso Central (SNC). A prematuridade é um dos fatores que influenciam negativamente no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), podendo ser agravado se associada a comorbidades. O presente trabalho apresenta um estudo de caso com um bebê de atualmente dois anos e dois meses, que apresenta os seguintes diagnósticos: prematuridade extrema, pequeno para a idade gestacional (PIG), pé torto congênito, genitália ambígua, malformação craniana, cardiopatia (PCA), hipotireoidismo e fibrose cística, mantendo-se em tratamento em várias especialidades médicas: pediatra, cardiologista, pneumologista, geneticista, ortopedista e em terapia com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional. Para a coleta de dados com os pais do bebê foi aplicada uma entrevista semiestruturada e para informações do histórico clínico do bebê foi realizada análise do prontuário da UTI Neonatal e do ambulatório de Follow-Up da Terapia Ocupacional. A pesquisa ainda está em andamento, mas como resultados preliminares, pode-se identificar uma melhora no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, principalmente na área motora, em que já consegue ficar sentado sozinho, se locomover na posição bípede com apoio e realizar atividades coordenadas com os membros superiores. Observa-se diante de todo quadro diagnóstico da criança, que esta apresenta uma evolução positiva no desenvolvimento e que o apoio e participação dos pais desde o inicio da intervenção foram determinantes para a melhora do desenvolvimento da mesma. Pretende-se também averiguar os ganhos da área cognitiva e de linguagem da criança, o que está sendo finalizado.
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