Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências da Informação

Título
PET 3.0 – Informação e interatividade.
Autores
Letícia Siqueira (Autor)
Miriam dos Santos (Autor)
Rosângela F. Caldas (Orientador)
Resumo
O Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia (PET), da Faculdade de Filosofia de Ciências da Unesp – Marília, criou o projeto PET 3.0, que abrange os meios de comunicação e redes sociais. Dentre as redes sociais pertencentes ao PET o mais acesso é o facebook. Nele divulgamos as atividades desenvolvidas pelo PET e por outros departamentos do Campus, notícias de âmbito educacional, datas comemorativas, divulgação dos eventos desta e de outras universidades, entre outros. Com isso decidimos pesquisar qual a interação entre o facebook do PET e seus usuários (alunos da graduação, pós-graduação, professores e funcionários de todos os departamentos do Campus de Marília, assim como toda comunidade e população) e se as informações publicadas estão sendo acessadas e compartilhadas, afinal a disseminação da informação é uma das principais atividades da universidade. A metodologia usada para verificar o acesso da página e a propagação das informações será feita por uma pesquisa exploratória, observando o que foi compartilhado e análise das atividades mais importantes como: curtidas, alcance das publicações e envolvimento. Desde o começo da pesquisa, nota-se que as publicações estão alcançando um maior número de pessoas, já que as curtidas na página vêm aumentando gradativamente, e com isso um maior compartilhamento das informações postadas. Verificamos que a propagação das atividades desenvolvidas aumentou com a criação do facebook, já que ele é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, fazendo com que o PET tenha uma interação significativa com a comunidade acadêmica, pois na página ocorre a divulgação de atividades do grupo, assim como de toda a comunidade FFC e de fora do âmbito da universidade, através de notícias, datas comemorativas, reportagens. Do qual atinge um grande público dentro dos usuários que seguem a nossa rede. De tal forma que o seu acesso se tornou muito mais frequente e a disseminação da informação mais rápida e abrangente.
Voltar Visualizar PDF